Segurança

Segurança é uma percepção de proteção que possui dois lados: sentimento e realidade. É também matemática, baseada na probabilidade de diferentes riscos e na efetividade de medidas de prevenção. Com a união do sentimento, da percepção e dos cálculos estatísticos se chega às medidas de segurança necessárias para que a população sinta-se segura, as chamadas convenções sociais.

Independentemente do conceito, a segurança é vista na Constituição Brasileira como “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos” . Segurança é um conceito que deve ser trabalhado juntamente com confiabilidade e continuidade. A segurança deve ser entendida como a segurança da pessoa e do patrimônio, tanto de acidentes quanto de crimes deliberados. Portanto, duas visões devem ser trabalhadas juntas: as ações do Estado para que os cidadãos estejam seguros e as ações individuais, para que cada pessoa evite acidentes.

No contexto organizacional, a segurança patrimonial e do trabalhador está intimamente relacionada com a sustentabilidade. Os sistemas de gestão comumente utilizados, o da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, têm sido otimizados e unificados em sistemas de gestão integrada. Esse seria um dos primeiros passos para a gestão da sustentabilidade de uma organização.

Os problemas da insegurança, os acidentes causam danos a toda a sociedade e não somente à organização. Ainda assim, pela alta demanda de investimento, o comportamento empresarial com relação à segurança apresentou no passado características reativas. Mais recentemente, as empresas estão assumindo suas responsabilidades diretas com a segurança, e investindo proporcionalmente aos riscos gerados em suas atividades econômicas. Há pesquisas que indicam que a cada real investido em segurança e saúde quatro são economizados em acidentes e doenças do trabalho.

As empresas têm investido cada vez mais em segurança do trabalho como um requisito de valorização do profissional, de imagem e de redução do risco, contribuindo, em última análise, para a efetividade do negócio. Os principais requisitos exigidos por clientes e investidores responsáveis são justamente ações preventivas em segurança do trabalho e meio ambiente. Mas toda ação em segurança depende da participação dos profissionais e da sociedade, e a questão deve ser compreendida como um problema integrado.