Sustentabilidade, Poder e Funções Organizacionais

AO ELENCARMOS O PRIMEIRO OBJETO DE PESQUISA COM AS EMPRESAS-MEMBRO DO CENTRO, NÃO POR ACASO EMERGIU A NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS O QUE SERIA UMA EDUCAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA SUSTENTABILIDADE. PERCEBEMOS O QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA PERCEBER, O QUE DEPENDE DA NOSSA NATUREZA PREFERENCIAL E REPERTÓRIO CULTURAL E EDUCACIONAL. INICIAREMOS NOSSA “CONVERSA” ESCLARECENDO A BASE CONCEITUAL DE UM PENSAMENTO ORGÂNICO, REFERÊNCIA UTILIZADA EM TODOS OS ESTUDOS CONTIDOS NESTE DOCUMENTO, E A COMPREENSÃO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. ENTÃO, ABORDAREMOS A ADEQUAÇÃO DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES RELACIONADAS AO PODER, À SUSTENTABILIDADE (GOVERNANÇA, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PESSOAS) E A APLICABILIDADE DA ISO 26000.

Todos nós fazemos o que fazemos de acordo com o que acreditamos ser o melhor, que depende da nossa percepção de realidade, que, por sua vez, está condicionada ao nosso repertório.

Então, percebemos o que estamos preparados para perceber, e, por isto, faz-se necessário ampliarmos e aprofundarmos nosso conteúdo. Não há nada que façamos que não reforce uma cultura de convivência, estejamos cientes disto ou não. Inseridos em uma crise social, crise financeira e crise ambiental, de fato estamos diante de facetas de uma única crise, de outra magnitude: civilizatória.

Neste capítulo tratamos da necessidade de um pensamento mais orgânico de interação com nossas empresas e os meios nos quais estão inseridas, sendo este a referência conceitual utilizada em todos os estudos realizados pelo Centro e que estão neste documento. Também, com um enfoque especial e mais detalhado devido à essencialidade do tema, abordamos a educação de lideranças para sustentabilidade (ELS). Então, seguindo a ordem pela qual foram realizados os estudos sobre a adequação à sustentabilidade das principais funções organizacionais relacionadas ao poder, abordamos a governança corporativa, o planejamento estratégico e a gestão de pessoas.

Finalmente, trazemos os resultados da pesquisa sobre a aplicabilidade da norma de diretrizes de responsabilidade social ISO 26000.