Qualidade de vida / felicidade

Qualidade de vida é um conceito que está cada vez mais sendo falado e buscado pelas sociedades e, consequentemente, pelas organizações. Conforme percebido por muitas destas, não se pode falar em qualidade de serviço ou qualidade de produto se as pessoas envolvidas não têm qualidade de vida. O termo foi definido pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde como

a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um conceito de limites extensos e influenciados numa maneira complexa pela saúde física, estado psicológico, crenças pessoais, relacionamentos sociais e suas relações com características relevantes do meio ambiente. (FLECK et al., 2000, p.179). 7

Na cultura organizacional contemporânea, a qualidade de vida aumenta de importância, sendo abordado como um elemento diferenciador para a sobrevivência das organizações e saúde dos trabalhadores. A gestão da Qualidade de Vida representa, atualmente, uma condição estratégica de competitividade das empresas no mercado global, vez que a produtividade dos empregados associa-se a um nível satisfatório de qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.

Já existem associações e até MBAs voltados à qualidade de vida nas organizações. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida realiza congressos e prêmios sobre o assunto, envolvendo empresas e outras entidades.

A avaliação da Qualidade de Vida é sempre complexa. No campo trabalhista, um dos instrumentos mais tradicionais é o de Walton:

  • Remuneração justa e adequada: trata-se da relação de salário com outros trabalhos, desempenho da comunidade e padrão subjetivo do empregado. Em síntese, equidade salarial.
  • Segurança e salubridade do trabalho: os trabalhadores não devem ser expostos a condições ambientais insalubres, jornada de trabalho em excesso nem a riscos que possam ameaçar sua integridade.
  • Oportunidade de utilizar e desenvolver habilidades: o uso e o desenvolvimento das capacidades devem atender a certas condições, como autonomia, variedade de habilidades, informação e perspectiva de atividade, significado e planejamento da tarefa.
  • Oportunidade de progresso e segurança no emprego: manifestam-se no desenvolvimento pessoal, no desenvolvimento da carreira, na possibilidade de aplicação de novas habilidades, na sensação de segurança no emprego e na remuneração.
  • Integração social na organização: um ambiente favorável nas relações pessoais é atingido com ausência de preconceitos, democracia social, ascensão na carreira, companheirismo, união e comunicação aberta.
  • Leis e normas sociais: o grau de integração social na organização está relacionado com o direito à privacidade, e a liberdade de expressão de ideias, com tratamento equitativo e normas claras.
  • Trabalho e vida privada: as condições de crescimento na carreira não devem interferir no descanso nem na vida familiar do empregado.
  • Significado social da atividade do empregado: a atuação social da organização tem significado importante para os empregados tanto em sua percepção da empresa quanto em sua autoestima.

Um instrumento muito utilizado é o da Organização Mundial da Saúde (OMS), que desenvolveu o WHOQOL100, um questionário com 100 perguntas que avaliam a intensidade, a capacidade, a frequência e avaliação dos seis domínios que o compõem: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente, e aspectos espirituais/religião/crenças pessoais. Um resumo disso pode ser visto no quadro seguinte.

Quadro 1 - WHOQOL Abreviado

Fonte: OMS

Devido à visibilidade dada à qualidade de vida pela mídia e pelas organizações especializadas, como a ABQV, as iniciativas de empresas passaram a ser premiadas e divulgadas às diversas partes interessadas.

As organizações que focam a qualidade de vida dos seus integrantes devem dirigir suas ações não só para o ambiente de trabalho, mas, também, incluir as condições de vida dos seus integrantes além dos seus muros.