Impactos iniciais no desenvolvimento do microempreendedor e na geração de renda

A oferta de microcrédito produtivo e orientado contribui para impulsionar pequenos negócios, que podem abrir postos de trabalho e contribuir para a geração de renda.

Em 2011, houve renovação do crédito em 47,3% dos casos. Com a expansão dos negócios, diversos desses clientes passam a compor as carteiras de clientes com renda mais elevada, sendo então atendidos por outros segmentos do banco. Segundo dados do banco , embora não se tenha ainda uma avaliação quantitativa dos efeitos no cliente, uma avaliação qualitativa feita pelos agentes de crédito e supervisores – os quais acompanham de perto o desenvolvimento de seus clientes durante as visitas e a renovação do crédito – aponta impactos relevantes. Destacam-se:

  • os clientes atendidos têm a oportunidade de melhorar suas condições sociais com o pacote crédito, seguro e orientação (geração de renda, emprego e ascensão social);
  • a orientação educativa, que inclui educação financeira e acompanhamento por parte do agente de crédito, aumenta a segurança e as habilidades dos microempreendedores, que passam a entender melhor sobre fluxo de caixa, ciclo econômico, separação entre despesas pessoais e do negócio, perdas e lucro etc.

Os agentes observam ainda o quanto o microcrédito impulsiona o perfil empreendedor do cliente, que muitas vezes já conseguia empreender mesmo sob circunstâncias desfavoráveis de conhecimento e de crédito, e com acesso a estes adquirem capacidade de investir e obter o crescimento que vislumbram.

Um dado interessante a ser analisado ao longo do tempo seria não apenas a capacidade de renovação do financiamento, mas também a evolução dos depósitos e da capacidade de poupança desses clientes.

Visando obter uma avaliação mais expressiva, o Itaú Microcrédito pretende desenvolver, ainda em 2012, indicadores para medir os impactos sociais e econômicos de seu produto.