Introdução

A Chamada Pública de Projetos é uma modalidade de investimento social implantada pela AngloGold Ashanti em 2010. Esse processo – agora em seu terceiro ano – possibilita que os proponentes submetam seus projetos à aprovação de representantes dos municípios e profissionais da AngloGold Ashanti, em reuniões abertas à comunidade. O objetivo foi trazer mais transparência e legitimidade ao repasse de recursos da empresa às comunidades onde opera.

- Controle recente, operação antiga

A AngloGold Ashanti é uma das líderes na produção mundial de ouro, sendo o Brasil responsável por 9% de seu total produzido. Com matriz em Johanesburgo, na África do Sul, possui 21 operações em 10 países, em quatro continentes, e ações negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Londres, Paris, Bruxelas, Sidney e Ghana. Globalmente, possui mais de 63 mil funcionários.

Em 1999 a AngloGold Ashanti adquiriu a Mineração Morro Velho, cuja exploração de ouro no Quadrilátero Ferrífero mineiro data de 1834. No Brasil, o grupo possui operações em Minas Gerais e em Goiás. Em Minas Gerais, a empresa opera na cidade de Sabará, com as minas Cuiabá e Lamego; em Santa Bárbara, com a operação da Mina Córrego do Sítio, e em Nova Lima, onde mantém as instalações metalúrgicas da empresa, o Complexo Hidrelétrico Rio de Peixe e os escritórios administrativos. Em Goiás, possui três minas subterrâneas e uma a céu aberto (OpenPit), além de uma planta de tratamento de minério.

Assim, embora o controle da AngloGold sobre essas áreas seja relativamente recente, ele se dá em uma região de Minas Gerais onde a presença das operações de mineração remonta há mais de 170 anos.

- Contexto do processo

Uma das premissas da Política de Responsabilidade da AngloGold Ashanti é a de que a presença da empresa em um território “deve ser vista como um fator que contribua para o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes” . A partir disso, a empresa realiza ações de fomento e promoção do desenvolvimento local por meio de projetos em parceria com o poder público e com organizações da sociedade civil.

Para que a escolha dos projetos a serem apoiados não se baseasse apenas em uma visão unilateral da empresa, esta decidiu, a partir de 2010, tornar o processo mais transparente, com critérios e regras claras de seleção. Foi criado então um processo de Chamada Pública de Projetos para realizar investimentos sociais, com as propostas sendo avaliadas por comitês mistos compostos de profissionais da AngloGold Ashanti, de especialistas em intervenções sociais e de representantes das comunidades.

Internamente, esse processo proporciona uma maior aproximação da empresa com a comunidade, cujas necessidades e expectativas podem ser mais bem compreendidas, o que inclui a antecipação de possíveis problemas. Externamente, a Chamada Pública de Projetos confere maior legitimidade e transparência ao processo de repasse de recursos, além de estabelecer uma oportunidade de diálogo com a empresa e contribuir para capacitar a comunidade no enfrentamento de seus problemas.