Alinhamento com a estratégia de sustentabilidade do Itaú Unibanco

Neste ponto, é interessante situar a estratégia do Itaú Microcrédito no contexto global da estratégia de sustentabilidade do Itaú Unibanco.

A visão do Itaú Unibanco é que os bancos são viabilizadores econômicos de projetos de micro, pequenas, médias e grandes empresas, seja por meio de investimentos seja por financiamentos, e o desafio identificado é como se tornar um agente de transformação viabilizando boas práticas econômicas e socioambientais.

Nesse sentido, suas atividades podem ter uma função catalisadora, fomentando o desenvolvimento do microempreendedorismo como forma de inclusão socioeconômica – desde que acompanhada de práticas de educação financeira eficazes e que se incentive as empresas a inserirem aspectos socioambientais em sua gestão, nos seus projetos de expansão ou na construção de novas unidades.

O banco entende que uma forma de as instituições financeiras irem além de seus produtos e processos tradicionais – microfinanças, microsseguros, linhas de financiamento específicas, apuração de riscos socioambientais nas operações, seguros ambientais e análise socioambiental nos investimentos – é atuar como advisory de empresas parceiras (micro, pequenas, médias e grandes), apontando oportunidades de melhoria e sensibilizando-as para o tema. O complicador é que não basta ter um processo ou um produto, deve haver um esforço de sensibilizar e engajar as pessoas que atuam nas empresas. Do mesmo modo, a linha de frente do banco, a área comercial, deve entender a importância do tema, ter argumentos e conseguir identificar como a empresa parceira pode impulsionar seus negócios de maneira mais sustentável. No caso das microempresas, isso significa gerar renda e adotar as melhores práticas de gestão financeira ao mesmo tempo em que se minimizam os impactos ambientais e sociais negativos.

Nessa visão, o microcrédito e as microfinanças são posicionados como um dos principais pilares de atuação da estratégia de sustentabilidade do banco – esta, descrita pelo Itaú Unibanco como a busca por tornarem parte integrante do modelo de negócios a sustentabilidade do cliente, o seu desenvolvimento e o crescimento de suas atividades.