Introdução

A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas, presente em 112 países em todos os continentes. O Brasil é o segundo mercado mais importante para o grupo, com um portfólio com 121 marcas em 25 categorias e mais de 20 mil colaboradores. São 31 fábricas instaladas no país, com 48 mil fornecedores e produtores rurais. Uma empresa do setor de alimentos desse porte e alcance global, com penetração em 98% dos lares brasileiros , dispõe de um enorme potencial para influenciar sua cadeia de fornecedores e contribuir para a inclusão econômica e a segurança alimentar de pequenos produtores rurais.

Segundo o relatório do Pacto Global das Nações Unidas sobre segurança alimentar e agricultura sustentável , os pequenos produtores representam a maioria da população pobre do mundo, ao mesmo tempo em que são os maiores produtores de commodities agrícolas no nível global. Abrangem entre 1,5 a 2 bilhões de pessoas, ou 500 milhões de propriedades rurais. Pequenos ganhos em produtividade podem gerar efeitos significativos na redução da pobreza e da insegurança alimentar.

Ciente da importância estratégica do desenvolvimento de agricultores e comunidades rurais – base de sua cadeia produtiva – para suas operações, o grupo Nestlé estabeleceu o desenvolvimento rural como um dos três pilares da estratégia adotada de Criação de Valor Compartilhado. Apontaremos a seguir como a empresa expressa esse enfoque de sustentabilidade em seus princípios de gestão, bem como a operacionalização do pilar de desenvolvimento rural por meio da Fundação Nestlé Brasil, destacando três exemplos de projetos da empresa com foco na comunidade rural. Trata-se de projetos de capacitação e transferência de tecnologia aos produtores, contribuindo para a melhoria do desempenho e da renda da agricultura familiar, e, consequentemente, aumentando as chances de permanência do pequeno produtor no campo.