Resultados na comunidade

Nas três edições da Chamada Pública, foram apoiados 72 projetos com foco em educação, saúde e geração de trabalho e renda dos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Bárbara, beneficiando 15.828 pessoas (gráficos 4 e 5). O investimento total foi de R$ 2.550.211,04.

Hoje, o que a empresa mede é a quantidade de beneficiados, de recursos, e quais os focos de maior incidência. "Isso nos traz sinais de que em determinado município precisamos pensar melhor a questão saúde, por exemplo. Se a maioria dos projetos vem com esse foco, precisamos entender o que está acontecendo ali", aponta Dirlene.

Para Dirlene, a empresa ainda não mediu os impactos dos projetos na região, mas já consegue observar avanços por meio das relações que a empresa tem na comunidade. "Ainda que não seja muito mensurável, conseguimos perceber essa evolução no dia a dia. Instituições que antes costumavam [ter uma visão mais autocentrada] começam a pensar de uma maneira mais holística, começam a entender melhor a realidade daquele município, comunidade, bairro".

Gráfico 4: Comparativo de ciclos de investimento por município 53:

Gráfico 5: Comparativo do foco nos diferentes ciclos de investimento 54:

Em sua relação com as instituições, os analistas observam um amadurecimento institucional que se reflete na melhoria expressiva da estruturação das propostas. “Isso se explica pela capacitação, pelo exercício do pensar a minha cidade, minha comunidade, e do exercício de diagnosticar, porque no primeiro ciclo chegavam projetos sem base de diagnóstico. ‘Por que [o projeto] está pedindo isso? Porque eu acho que vai ser bom pra cidade’. Eu acho. Hoje não. Hoje você consegue ver que algumas instituições estão realmente diagnosticando seus problemas, suas dificuldades, e trazendo uma solução. A gente vê uma melhoria visível na qualidade das propostas”, comemora Dirlene.

Em Minas Gerais, o ciclo 2011 da Chamada Pública de Projetos Sociais capacitou 124 representantes das comunidades na elaboração de projetos. No ciclo 2012, o total chegou a 136.