Capacitação

As instituições-alvo da Chamada Pública de Projetos geralmente não possuem preparo para a elaboração de um projeto. Para contornar isso, a AngloGold realiza um processo de capacitação que inclui a orientação de como fazer um diagnóstico dos problemas da comunidade, como fazer um orçamento, como se dará o acompanhamento, entre outros aspectos. Assim como as demais etapas do processo de Chamada Pública, o curso de capacitação passa por avaliações dos participantes, sofrendo revisões quando necessário.

“A capacitação busca mostrar o que a empresa pretende com isso, e o objetivo final é promover o desenvolvimento local com vistas ao fechamento de nossas operações. Nossa atividade – a mineração – tem começo, meio e fim. Vamos sair daquele município em algum momento, por isso nosso objetivo é empoderar essas pessoas, capacitá-las e contribuir para que elas vejam seus problemas, seus pontos fracos e fortes, e passem a ser protagonistas do desenvolvimento local”, explica ela.

Uma preocupação é evitar que sempre as mesmas pessoas e instituições entrem com propostas. Porém, segundo a empresa, a maior dificuldade reside na gestão de cada projeto. Há dificuldade para se fazer uma boa prestação de contas, utilizar adequadamente os recursos e atingir os objetivos propostos. Frente a isto, a inovação em 2012 é que a capacitação para o gerenciamento dos projetos passou a ser oferecida às instituições aprovadas para o aporte de recursos.