Efeitos para a empresa: Benefícios na relação empresa-comunidade

Dirlene entende que, com a Chamada Pública, o retorno esperado quanto à licença social para operar vem se concretizando. O diálogo entre a empresa e comunidade fortaleceu-se. O resultado mais evidente é que as instituições beneficiadas realmente se tornaram parceiras da empresa, havendo um canal estabelecido para tratarem das questões, a ponto de sinalizar, inclusive, para impactos negativos, do tipo: "Olha, a empresa está impactando com barulho aqui, e a comunidade está começando a reclamar, vocês podiam dar uma olhada?” exemplifica ela. Se alguém imaginasse que, pelo fato de serem financiados pela empresa, ficariam mais calados, isso não ocorreu, e no fundo, o que ficou claro é o interesse da própria empresa em ter acesso a esse tipo de informação, antecipando possíveis problemas decorrentes de impactos que, se negligenciados, podem estourar no futuro. A proximidade com a empresa permite essa comunicação, abrindo a possibilidade de dar maior visibilidade a determinadas questões importantes para a comunidade.

Essa proximidade se revelou muito importante para a empresa, que passou a entender melhor seus próprios impactos. Do ponto de vista da empresa, isso faz muita diferença, já que os benefícios do processo se refletem na melhoria de sua imagem perante as comunidades, especialmente em Nova Lima e Raposos, onde ela possui operações mais antigas. “Com isso tornamos mais conhecida a nossa política de desenvolvimento da comunidade, de nossa missão, valores, enfim. Durante muitos anos, tivemos um passivo grande (decorrente da ação no subsolo). A nossa história, especialmente nos dois municípios em que atuamos por mais de 170 anos, é permeada por uma relação de altos e baixos que a gente tem que vir trabalhando com muito cuidado, a gente vai evoluindo mesmo. O processo trouxe uma diferença muito grande na relação”, relata Dirlene.

Segundo Dirlene, os efeitos dessa proximidade não ficam restritos à área de projetos sociais. Começam a permear outras áreas, como, por exemplo a área ambiental, que hoje já apresenta tanto uma preocupação quanto um conhecimento maior sobre as comunidades – e quando não possuem informações, buscam obtê-las com a área de projetos sociais. "Percebemos um respeito maior hoje pelas comunidades, e não apenas em função da Chamada Pública, mas de uma série de trabalhos que a empresa vem desenvolvendo”, relata.