O programa na empresa

O projeto conceitual foi fruto de uma proposta apresentada no Programa de Desenvolvimento Organizacional, realizado pela AngloGold Ashanti em parceria com a Fundação Dom Cabral, que teve como objetivo o desenvolvimento de gestores da empresa através do compartilhamento de conhecimento, experiências, práticas, ideias, planos, dúvidas etc. O grupo que desenvolveu o trabalho contava com a participação de engenheiros, geólogos e jornalistas, e o problema estudado foi a busca de mecanismos para obtenção da licença social para operar e para a efetivação do desenvolvimento local desejado.

Papel da Chamada Pública no contexto estratégico

Dirlene esclarece que o principal papel da Chamada Pública no contexto de estratégia da Anglogold Ashanti é atender à preocupação da liderança da empresa em reforçar sua licença para operar e, ao mesmo tempo, reforçar a autonomia das comunidades, preparando-as para a saída da empresa do local. “Em nosso marco estratégico de 2011, os dois principais pontos no topo são o retorno ao acionista e nossa licença social para operar. A Chamada Pública está intimamente ligada a essa licença. Embora seus projetos ainda não estejam diretamente ligados aos interesses estratégicos corporativos, como formação de mão de obra para atuar na empresa, nós estamos buscando atingir os objetivos estratégicos através da licença social para operar”, diz ela.

Gestão da Chamada Pública
- Analistas de relacionamento com a comunidade

Após a comunicação da Chamada Pública e a aprovação dos projetos, a gestão do processo fica por conta da área de projetos sociais. Essa área já vinha acompanhando projetos sociais, e para operar a Chamada foi necessário apenas treinar seus analistas quanto aos objetivos da empresa com a proposta.

Os analistas de relacionamento com a comunidade ficam na linha de frente da Chamada Pública. Além de fazer toda a coordenação e acompanhamento dos projetos sociais, os analistas – que são administradores e assistentes sociais – possuem o perfil para buscar o relacionamento com as comunidades, aproximando-a da empresa, participando de reuniões de Conselho, fóruns, entendendo qual a demanda das populações e trazendo isso para a empresa. Além desta, há outras interfaces importantes com a comunidade, como programas de educação ambiental, participação em outros fóruns de governo, prefeitura etc.

A empresa vem buscando sensibilizar os gestores operacionais e amadurecer seu processo de accountability com as comunidades.

-Avaliação

Todo o processo é avaliado e medido – não apenas os projetos em si, mas também cada etapa da Chamada Pública. A avaliação se inicia pela fase de seleção dos projetos pelos especialistas, a 2a etapa, e também ocorre na etapa seguinte, quando as instituições apresentam seus projetos para a comissão de avaliação. Quanto à avaliação dos projetos em si, é realizada anualmente por meio de um formulário de avaliação final, e as melhorias sugeridas são incorporadas no ano seguinte.