Principais benefícios do Programa

Se a implantação de um sistema de logística reversa traz, potencialmente, benefícios ao meio ambiente – e também à economia e a inclusão socioeconômica, dependendo de como as cooperativas de catadores forem inseridas na gestão de resíduos – , já vimos que resta ainda a questão de como embutir os diferentes elos da cadeia no sistema de custos e preços, de modo que a estrutura se autossustente e forneça os incentivos corretos de comportamento de fabricantes a consumidores. Mas, enquanto as incertezas quanto à operacionalização da responsabilidade compartilhada permanecem, com efeitos na sustentabilidade financeira do Ciclo Sustentável, outros fatores dão suporte ao investimento da Philips no Programa.

Além de agregar ao valor da marca e trazer premiações e outros ganhos intangíveis, o programa antecipa a elaboração e implantação de uma estrutura que será obrigatória no futuro, com o surgimento de diversas leis relacionadas ao tema. Quanto ao aspecto regulatório em particular, a empresa considera que o esforço compensa, pois hoje a Philips tem uma noção de seu passivo, tanto em termos de tempo quanto de localidade, e já possui estrutura de coleta em diversos estados. “Isso que pra nós é muito importante, estamos nos preparando para uma demanda, já que se trata de um investimento que as outras empresas terão que fazer num curtíssimo período de tempo pra se adequar à legislação que está surgindo – de cidades, estados, não apenas a nacional. Hoje já temos pontos de coleta e sabemos o quanto recebemos, ficando mais fácil traçar metas e justificá-las. Já temos tudo documentado”, explica Stephany.

Efeitos na organização

Por hora, a experiência já tem contribuído para a formação de massa crítica na empresa para outras iniciativas. Segundo a empresa, a assimilação, por outras áreas, do conhecimento adquirido com a implementação do programa tem sido grande. O projeto começou pequeno, e o envolvimento se iniciou a partir do institucional e da divisão de eletroeletrônicos. Com o processo, acabaram se envolvendo outras áreas, com interesse em projetos específicos – incluindo iluminação e sistemas médicos.