Visão 2020: O conceito de sustentabilidade torna-se proeminente

Para a Braskem, 2009 foi o ano de repensar a estratégia e buscar fortalecer a contribuição da empresa para o desenvolvimento sustentável.

Nesse mesmo ano foi realizada, em Copenhague, a COP-15 – Conferência das Partes para a Convenção das Mudanças Climáticas. Dado o significativo nível de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da indústria petroquímica, a empresa decidiu incluir essas questões em sua agenda. Por meio do documento É preciso amadurecer para ser verde , assumiu publicamente o compromisso de redução de emissões de GEE, assim como o de desenvolver o mercado para produtos com essa característica. Em 2011, a empresa elaborou um inventário de emissões de gases de efeito estufa abrangendo todas as suas plantas industriais e centros corporativos, com base nas emissões de 2010. O valor de 0,646 tCO2e/t relativo a emissões diretas e indiretas da empresa já se aproxima da meta estabelecida para 2020, que é de 0,6 tCO2e/t de produto produzido. (BRASKEM, 2010) 42.

Até meados de 2009, a Braskem possuía uma visão estratégica na mesma linha de outras empresas do setor petroquímico: tornar-se uma das cinco maiores empresas petroquímicas globais em valor econômico, reconhecida por sua contribuição diferenciada para o desenvolvimento sustentável, e posicionar-se como parceira preferencial para alianças globais, a partir de uma estratégia de negócios alicerçada nos seguintes macro-objetivos: disponibilidade de matéria-prima e energia a baixo custo; expansão internacional em mercados atrativos; diversificação de produtos e negócios; diferenciação empresarial, principalmente pela contribuição para o desenvolvimento sustentável; e liderança tecnológica (BRASKEM, 2010) . Em 2010, a empresa reviu sua visão, na qual a sustentabilidade adquiriu um protagonismo evidente.

O processo de revisão tomou como parâmetro os resultados do estudo de materialidade realizado em 2009. Nesse ano, no contexto do planejamento estratégico para os próximos dez anos, a empresa realizou o levantamento das questões materiais a serem consideradas na Visão 2020 através de uma pesquisa interna, da qual participaram líderes e equipes das áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável.

A partir desse levantamento interno, complementado pela literatura relevante, foram estabelecidos os temas materiais utilizados para definir sete macro-objetivos para a Visão 2020: pessoas, gases de efeito estufa, eficiência energética, pós-consumo, matéria-prima renovável, segurança química e eficiência hídrica. Esses macro-objetivos foram validados por toda a empresa, com participação direta dos líderes das áreas de negócios (veja quadro 01, no Anexo, com a situação atual e as estratégias da Braskem para avançar nos sete macro-objetivos).

Assim, em 2010, a Braskem redefiniu sua Visão 2020: ser a líder mundial na química sustentável, inovando para melhor servir às pessoas.