Pilares da Visão 2020

O processo de revisão da estratégia da empresa resultou em três pilares de suporte para a concretização da visão 2020:

1. Fontes de recursos e operações cada vez mais sustentáveis

2. Portfólio de produtos cada vez mais sustentável

3. Soluções para uma vida mais sustentável

1. Fontes de recursos e operações cada vez mais sustentáveis

O primeiro pilar foca nos aspectos de sustentabilidade das operações, como eficiência no uso da matéria-prima, utilização de energia renovável, redução das emissões de gases de efeito estufa, eficiência energética, eficiência hídrica e segurança química nos processos e produtos.

Neste sentido, a melhoria progressiva observada na maior parte de seus indicadores ambientais 44 (veja uma síntese dos avanços no Quadro 1, no Anexo) leva a empresa a já se considerar uma das líderes globais em química verde – conceito que foca em processos mais ecoeficientes e com menor toxicidade, além do aumento da utilização de matéria-prima de origem renovável. A produção do eteno a partir da cana-de-açúcar consolida esse posicionamento.

2. Portfólio de produtos cada vez mais sustentável

Mas é no campo da química sustentável que reside o maior desafio da empresa. O pilar Portfólio de produtos cada vez mais sustentável coloca à empresa o desafio de ir além da química verde, já que o objetivo de se tornar líder global em química sustentável até 2020 pede metas ainda mais avançadas, demandando uma perspectiva de sustentabilidade que contemple não apenas a produção dentro das plantas industriais, mas a cadeia produtiva como um todo, desde a matéria-prima até a reciclagem ou o descarte final dos produtos – sempre se considerando o equilíbrio entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Sob esse direcionamento, a empresa tem investido em pesquisa e trabalhado com o intuito de chegar a melhores petroquímicos, novos biopolímeros, solventes e outros produtos de origem renovável substituindo os produtos de origem fóssil. A área de Negócios Verdes da empresa possui como objetivo concretizar as oportunidades em matérias-primas renováveis e biopolímeros, e novos produtos de origem não renovável que possuam processos ou outras características mais sustentáveis também fazem parte dessa visão.

3. Soluções para uma vida mais sustentável

O produto da Braskem é primordialmente uma resina termoplástica, utilizada por seus clientes como insumo no processo produtivo de produtos plásticos de características diversas. Quando se fala de Soluções para uma vida mais sustentável – o terceiro pilar –, está se buscando, por meio de pesquisa e inovação, contribuir para que as aplicações de tais resinas contribuam para a qualidade de vida e a sustentabilidade.