Comentários Finais

Um aspecto importante da metodologia de avaliação de investimentos é que o responsável por sua implementação, inclusive pela avaliação da sustentabilidade, não é alguém da área de sustentabilidade, e sim o responsável pelo projeto. A área de sustentabilidade dá assistência ao responsável pelo projeto para que esse último desenvolva as análises devidas.

Essa liderança do responsável do projeto não surge como uma tarefa adicional, já que a metodologia se constrói baseada em uma diretriz empresarial que já existia, mas que não era aplicada de forma consistente em certas etapas críticas.

A metodologia reorganiza a alocação das etapas (de entrada do tema) e das responsabilidades, de modo a tornar o produto das avaliações de sustentabilidade um insumo econômico-financeiro para o processo decisório, fornecido no momento e no formato compatíveis para tanto.

A decisão por novos negócios e novos investimentos trata do desenho do futuro. A metodologia da avaliação de investimentos, ao posicionar a sustentabilidade como tema formalmente presente do início à síntese, autoriza os líderes de projeto a abrirem a discussão em torno de opções para se conduzir uma operação e as implicações socioambientais e econômicas a elas associadas.

Há que se destacar também o papel deste exercício em tornar gestores e acionistas mais responsáveis e maduros para a tomada de decisões que definirão a posição das empresas do Grupo Camargo Corrêa no longo prazo.