SA 8000

A norma SA 8000, ou Social Accountability 8000, é desenvolvida pela SAI - Social Accountability International –, uma ONG estadunidense. Foi a primeira norma certificável de aspectos de responsabilidade social de empresas com alcance internacional. Foi lançada em 1997 e renovada em 2001 e 2008.

A norma baseia-se nas diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na ONU, principalmente quanto aos direitos humanos e direitos da criança. A SA8000 busca garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos, tanto da organização quanto em sua cadeia de valor.

Muitas análises apontam que, comparado aos outros dois pilares do tripé da sustentabilidade, a responsabilidade social é um conceito relativamente novo para as organizações. Principalmente com a atuação global das grandes empresas, e o deslocamento da força de trabalho de países desenvolvidos para países em desenvolvimento, houve grande impacto nas práticas do trabalho, especialmente em locais onde as leis trabalhistas ou o controle das mesmas são poucos ou ineficazes. Foi desenvolvida principalmente após as demandas de grandes empresas internacionais e com marcas reconhecidas mundialmente, mas que usam fornecedores terceirizados em locais de risco.

Essencialmente, a SA 8000 é uma norma para prover melhoria das condições de trabalho, focando o tratamento ético e justo aos trabalhadores. Ela se fez necessária para verificar a consistência e a transparência das exigências de relações de trabalho, em toda a cadeia produtiva das organizações.

O escopo da norma é simples e bastante enxuto. Possui definições e diretrizes sobre os nove temas tratados, em nove seções: trabalho infantil, trabalho forçado; saúde e segurança; liberdade de associação e negociação coletiva; discriminação; práticas disciplinares; horário de trabalho; remuneração e sistemas de gestão.

Apresenta-se como um sistema de auditoria similar à ISO 9000. Para obter a certificação, a empresa deve se submeter à avaliação de auditor independente, que verifica o cumprimento das normas estabelecidas pela SAI em relação a gestão, operações e prestação de contas. O processo envolve entrevista com funcionários, acompanhamento dos auditores no trabalho, reavaliações periódicas (a cada seis meses ou um ano, dependendo do parecer inicial) e reinício das atividades a cada três anos, em que a empresa passará por uma revisão completa. O processo de certificação é conduzido por organizações credenciadas e supervisionadas pelos próprios auditores da SAI, que promovem visitas regulares de inspeção a agências credenciadas e empresas certificadas.

Mesmo sendo uma referência em termos de certificação para as condições do trabalho, o número de empresas certificadas é baixo. Um dos motivos é o custo. Outro motivo, afetando diretamente as empresas multinacionais, é que as leis trabalhistas são diferentes de país para país.

O quadro seguinte mostra alguns benefícios da implantação da SA 8000.

Quadro 3 – Benefícios AS 8000

Fonte: SAI

Como qualquer outro sistema de gestão, para a implementação do SA 8000, é necessário:

  • Ter comprometimento da alta administração.
  • Ter foco preventivo e não reativo.
  • Capacitar e envolver todas as pessoas.
  • Monitorar permanentemente os processos.
  • Implantar melhorias contínuas.