Considerações finais

Além de contribuir para que se planeje o desenvolvimento local, o programa Energia Social para a Sustentabilidade Local é uma oportunidade de integrar ações e fortalecer os laços com as comunidades em que a ETH Bioenergia atua. A comunidade, ao adquirir confiança na seriedade do propósito, enxerga a oportunidade e vai progressivamente se apropriando do espaço. Para a empresa, assim como para os demais participantes, o processo é muito rico, ainda que apresente desafios peculiares à proposta. “Muitas vezes as empresas têm medo de se expor, de iniciar um programa participativo e daqui a pouco terem que aprovar algo com que não concordam, serem cobradas pela prefeitura por ações do dia a dia. Mas, quando enxergamos o objetivo maior, comum, damos tudo por aquilo [...]. É reconhecer dificuldades, ser solidário, acatar críticas sem ficar rebatendo, essa é a aprendizagem diária na convivência com as comunidades e com a prefeitura”, relata Carla.

Entrando agora em seu terceiro ano, todos os municípios estão em fase de implantação de projetos, e a coordenação atualmente estuda como apoiar a gestão e a facilitação do Programa pelas comunidades. Para isto, contudo, deve haver uma apropriação maior do Programa pela comunidade e pela própria ETH local, que terá que assumir a condução do calendário das dinâmicas e reuniões. Essa movimentação prepara o programa para um futuro com autonomia.

O modelo do programa Energia Social pode ser adaptado a outros locais, respeitando as suas particularidades. Seu formato atende aos critérios adotados pelas instituições financeiras no financiamento de grandes projetos.