Considerações Finais

A conversão dos compromissos de redução de emissões de carbono em ações efetivas tem como etapa inicial fundamental a mensuração das emissões, através da realização do inventário, em que a informatização e a integração ao SGI entram como elementos viabilizadores – fornecendo maior confiabilidade dos dados, rapidez e possibilidades de análise dos dados de cada obra e escopo, bem como o estudo de estratégias de mitigação.

A oportunidade mais significativa de redução de emissões da Construtora está no Escopo 3 (outras emissões indiretas), para o qual a AG possui como estratégia influenciar as cadeias de produção mais representativas no seu total de CO2, que são as de aço e de cimento. Além disso, iniciativas mais pontuais, como a busca pela substituição de deslocamentos aéreos pela prática de videoconferência, também estão incluídas nesse esforço.

Como efeitos imediatos mais evidentes no âmbito da gestão, o projeto de informatização do inventário de emissões gerou redução significativa de custos e aumento da produtividade da equipe de sustentabilidade da AG, além da confiabilidade dos dados de entrada. Seu inventário é, até o momento, o único certificado no setor da construção pesada no Brasil.

A empresa considera suas oportunidades relacionadas às mudanças climáticas fortemente vinculadas às necessidades dos clientes de se adequarem aos novos regulamentos que direcionam a menores emissões de carbono. Essas oportunidades estão relacionadas tanto a obras públicas de adaptação quanto a obras privadas de grandes emissoras, com destaque para hidrelétricas, ferrovias, metrôs e adequação de refinarias de petróleo.