A empresa

A Souza Cruz lidera o mercado de cigarros nacional, com participação de 60,1% no primeiro semestre de 2012 . Um dos maiores grupos empresariais brasileiros, a Souza Cruz é uma companhia aberta cotada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e integra o grupo British American Tobacco (BAT). A empresa posiciona-se entre os 10 maiores contribuintes de tributos no Brasil – foram R$ 7,6 bilhões em impostos pagos em 2011.

A empresa atua em todo o ciclo do produto, desde a produção e processamento das folhas de tabaco até a fabricação e distribuição de cigarros a cerca de 300 mil estabelecimentos do varejo em todo o país. Na produção de tabaco, possui 30 mil produtores rurais integrados. Além do processamento de tabaco para a fabricação própria de cigarros voltada ao mercado nacional, o sistema de produção integrada da empresa produz cerca de 120 mil toneladas de tabaco para exportação, atendendo a mais de 40 países nos cinco continentes.

Sistema Integrado de Produção

O Sistema Integrado de Produção de Tabaco, implantado em 1918, é uma parceria técnico-comercial com produtores de tabaco. Ele garante ao produtor assistência técnica em todas as fases da cultura, do fornecimento de insumos para o plantio a recomendações sobre boas práticas agrícolas e ambientais, além do acompanhamento periódico em todo o processo de produção por 240 orientadores agrícolas da empresa.

A orientação da Souza Cruz a seus produtores integrados inclui o incentivo à diversificação de atividades. Isto contribui para que ele faça correto uso do solo e de outros recursos, garantindo a qualidade do produto e a otimização do uso da sua propriedade de forma mais sustentável.

Com o Sistema Integrado, o produtor tem a garantia do recebimento dos insumos adequados e da assistência técnica apropriada para que tenha a melhor produtividade possível, e a empresa garante seu suprimento de tabaco com qualidade e rastreabilidade.