Enfoque de sustentabilidade

A Nestlé estabeleceu como fio condutor da sustentabilidade em seus negócios a estratégia de Criação de Valor Compartilhado ao longo dos elos da cadeia produtiva.

O termo criação de valor compartilhado, popularizado no artigo de Porter e Kramer na Harvard Business Review, em 2011 14, refere-se a políticas e práticas operacionais que simultaneamente aumentam a competitividade de uma empresa e trazem avanços nas condições sociais e econômicas da comunidade em que ela opera. O foco é na identificação e expansão das conexões entre os progressos social e econômico.

Quadro 7 - Princípio 8 - Agricultura e Desenvolvimento Rural

Fonte: Princípios Obrigatórios. Princípios Nestlé de Gestão Empresarial. Junho/2010

Ao analisar a cadeia de valor, a Nestlé definiu como pilares de seu compromisso a Nutrição, a Água, e o Desenvolvimento Rural, temas considerados críticos em sua estratégia de negócios enquanto uma das maiores empresas de “nutrição, saúde e bem-estar“ do mundo. Segundo a empresa, a criação de valor para a sociedade e para seus acionistas, no longo prazo, por meio de uma atividade sustentável, está no centro de sua estratégia de perenização do negócio 15.

Estes mesmos temas norteiam os programas da Fundação Nestlé Brasil, que buscam refletir o compromisso da empresa com a criação de valor compartilhado com a sociedade. São eles: Programa Nestlé Nutrir, que leva educação alimentar a crianças e adolescentes de baixa renda; Programa Nestlé Cuidar, que promove a educação ambiental com foco na preservação da água; e Programa Nestlé Saber, que atua no desenvolvimento rural de regiões com baixos indicadores sociais no país.

Criação de Valor Compartilhado: expressão formal nos princípios de gestão e no foco das atividades

A Nestlé se coloca como uma empresa cujas ações e negócios devem ser fundamentados em princípios e respectivas políticas, cuja observação é dever imperativo e não negociável de todos os gerentes e colaboradores, e objeto de monitoramento, revisões de desempenho e auditorias periódicas, internas e externas. O documento Princípios Nestlé de Gestão Empresarial apresenta dez princípios operacionais dos negócios, estabelecendo diretrizes a todos os colaboradores e apontando outros documentos que detalham cada compromisso (princípios, políticas, procedimentos e diretrizes). A Agricultura e Desenvolvimento Rural são abordados no Princípio 8 (veja o Quadro 1).

Em seus Princípios, a empresa esclarece que essas diretrizes internas devem guiar todas as atividades, mesmo nos casos em que “a lei é mais liberal, ou quando inexistam leis para um tópico determinado”. A empresa declara que “Criar Valor Compartilhado é o procedimento básico da Nestlé enquanto companhia de negócios, o que significa que, para criar valor de longo prazo para os acionistas, é necessário criar valor para a sociedade" 16.

Procurando evitar interpretações dentro do “business-as-usual”, o documento vai além, explicitando qual o foco delineado: “Qualquer negócio com visão de longo prazo e princípios sólidos de atuação é capaz de criar, em todas as suas atividades, valor para os acionistas e para a sociedade [...], por exemplo, no tocante a novos postos de trabalho, impostos adicionais destinados a serviços públicos e contribuição para o desenvolvimento econômico em geral. Entretanto, Criar Valor Compartilhado representa ainda um passo adiante. Nesse conceito, a companhia identifica conscientemente áreas de foco de suas atividades, que permitam: a) trabalhar concomitantemente interesses dos acionistas e da sociedade e b) criar e compartilhar valor, otimizando resultados para ambas as partes. Consequentemente, a companhia investe recursos, tanto de talento como de capital, nas áreas de maior potencial para a criação de valor, e busca ação cooperativa com parceiros relevantes na sociedade 17.

Por fim, o documento informa que os relatórios sobre Criação de Valor Compartilhado são auditados por auditores externos, independentes, que se encarregariam de verificar e validar seu conteúdo.

Desdobramento do conceito de Criação de Valor Compartilhado nas diversas operações

Para nortear a incorporação do conceito de Criação de Valor Compartilhado em suas operações e negócios, a Nestlé desenvolveu uma estrutura que abrange desde os impactos na cadeia de valor e no contexto social mais amplo em que a empresa se insere e que se refletem, ambos, na geração de valor tanto para a empresa quanto para a sociedade – começando com o foco na agricultura e no trabalho com fornecedores, passando pela produção e distribuição, até chegar aos produtos e ao que se almeja para a consciência e estilo de vida dos consumidores (veja a estrutura na figura 3).

Figura 3: Estrutura para criação de valor compartilhado Nestlé