As Dimensões Biossistêmicas Fundamentais

No segundo nível de complexidade do PBT encontramos o “Conceito SER” (Figura 2), que percebe qualquer organismo vivo composto por três dimensões fundamentais: a dimensão da “sensibilização” ou do “sentido”, que orienta a razão da existência de qualquer entidade; a dimensão da “educação” ou “elucidação”, que aborda o repertório do organismo para encaminhar o seu sentido, e a dimensão da “realização” ou “reação”, que expressa o fazer, a atividade, a realização do organismo. Tais dimensões estão presentes em qualquer ser vivo, seja ele um indivíduo ou uma comunidade de indivíduos da espécie humana ou não.

Figura 2 – O Conceito SER

Apenas para exemplificarmos, somos essas dimensões a cada instante de nossa convivência, através de intenções e sentimentos (sensibilização), conhecimentos e pensamentos (educação) e comportamentos (realização). Dentre as patologias possíveis para um SER, encontramos um indivíduo humano fragmentado, quando ele entende uma finalidade para a sua existência, prepara-se para outra e faz outra completamente diferente.

Nas organizações essas dimensões aparecem nas macrofunções de gestão estratégica (sensibilização), gestão do conhecimento (educação) e gestão operacional das especialidades construtivas de um empreendimento (realização). Entendemos um SER organizacional fragmentado, quando não encontramos interações adequadas entre essas macrofunções.