Desafios Brasileiros

Voltando-nos especificamente para a realidade nacional, é importante as lideranças terem uma percepção sobre os principais desafios brasileiros, para refletirem sobre como eles podem afetar suas organizações, ou, ainda, como as mesmas podem auxiliar nas soluções, incorporando aqueles pertinentes nas suas estratégias empresariais.

Em 2010 foi realizado um estudo para a identificação dos desafios e como estavam sendo incorporados nas estratégias de empresas brasileiras. Foram identificados 48 desafios e consideradas 54 empresas sem a predominância de nenhum setor de negócio. (BOECHAT; PARO, 2010).

A descrição de cada um dos desafios da sustentabilidade no país encontra-se relacionada no quadro 1.

Quadro 1 - Mapa de Desafios da Sustentabilidade 2008

Fonte: BOECHAT; PARO, 2010.

A Figura 4 demonstra a relação entre a importância dos dilemas percebida pelos estrategistas e o nível de incorporação nas estratégias. Para aferição, foi utilizada uma escala de valores que variou de 1 (nada incorporado) a 7 (totalmente incorporado).

Os resultados da pesquisa trouxeram percepções relevantes sobre o tratamento dado aos desafios pelos estrategistas empresarias. Algumas delas são:

  • Os desafios sociais são os menos incorporados, e abaixo da média encontram-se violência e tráfico, segurança alimentar, habitação, saúde pública,; mobilidade sustentável, precariedade e má distribuição dos sistemas de infraestrutura e desigualdade de renda. Estes também são percebidos como de menor importância.
  • Quando se questionava a percepção do impacto da empresa no meio em que estava inserida, a grande maioria deles era visto como positivo. Surgia uma inexpressiva percepção de impactos negativos.
  • Visando à efetiva transformação das empresas, à luz da sustentabilidade, a pesquisa sugere uma profunda reflexão envolvendo educadores, conselheiros e alta administração, no sentido de ampliarem a percepção dos gestores sobre as relações entre desempenho competitivo e os desafios brasileiros para a sustentabilidade.

Figura 4 – Relacionamento do nível de importância do desafio brasileiro com o nível de incorporação na estratégia das empresas