Parte I – Avaliação da Educação de Lideranças para a Sustentabilidade (ELS)

A) ASPECTOS FUNDAMENTAIS – enfoca condições básicas que devem ser observadas na organização, as quais promovem a educação de lideranças para a sustentabilidade e as demais iniciativas pertinentes ao tema.

A1) ABRANGÊNCIA DA IDENTIDADE – a identidade da organização (que pode ser representada por um conjunto de termos como visão, missão, valores, propósitos e objetivos) transmite claramente um senso de causa global. Como exemplo, podemos citar o caso de uma indústria farmacêutica tendo uma visão de negócio restrita à fabricação de remédios, ao invés de outra visão mais ampla de “aliviar a dor do mundo”.

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(Visão restrita de negócio – incorpora a orientação para algumas das partes interessadas – senso de missão global.)

A2) CONSIDERAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS – a empresa tem uma visão abrangente de quem são as suas partes interessadas, corresponsáveis pela longevidade da organização, que inclui pelo menos integrantes, acionistas, clientes, fornecedores, concorrentes, centros de produção de conhecimento, sociedade (incorporando governo) e o planeta.

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(Não reconhece partes interessadas – reconhecimento parcial entre as possíveis – reconhecimento da maioria das partes interessadas possíveis.)

A3) ABRANGÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORTATIVA – a governança corporativa da empresa, em função da sua realidade, apresenta meios de considerar, envolver e gerir as demandas das demais partes interessadas além dos acionistas.

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(Considera apenas acionistas – considera e tem representantes de algumas outras partes interessadas além dos acionistas – considera a maioria das partes interessadas e tem todos os representantes possíveis.)

A4) ENVOLVIMENTO DA PRESIDÊNCIA – a empresa tem a presidência como o principal promotor do seu processo de adequação ao desenvolvimento sustentável, participando ativamente na sua orientação, em eventos significativos e no acompanhamento dos resultados.

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(Não há comprometimento da presidência – comprometimento parcial – alto nível de comprometimento.)

A5) ADEQUAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – a empresa tem um excelente nível de articulação das iniciativas da sustentabilidade, envolvendo a coordenação, as funções afins (meio ambiente, relações sociais, finanças e gestão de pessoas) e as demais funções.

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(Não há articulação – articulação parcial – articulação plenamente adequada.)

A6) COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA – a empresa é reconhecida como altamente confiável interna e externamente, devido a sua história de coerência entre o que é divulgado e o comportamento demonstrado.

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(Não apresenta reconhecimento interno e externo – reconhecimento interno e externo parcial – pleno reconhecimento interno e externo.)

B) CONCEITOS UTILIZADOS – afere o nível de conceituação que a empresa apresenta, para explicar e elaborar as suas práticas correntes relativas à educação de lideranças para a sustentabilidade.

B1) IDENTIDADE – a empresa apresenta uma clara conceituação do que é a identidade de uma organização, que incorpora sua missão, visão e referenciais de conduta, estabelecendo, em síntese, a sua razão de ser.

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(Conceituação voltada para o negócio imediato – conceituação voltada para o negócio imediato, apresentando referências a longo prazo – conceituação voltada para a razão de ser no longo prazo.)

B2) ORGANIZAÇÃO – a empresa utiliza um conceito similar ao de “Organização Consciente”, ou seja, que se percebe literalmente como um organismo vivo inserido em outros maiores (mercado, sociedade e planeta), conduzindo sua longevidade, legitimando e respeitando a vida em seus integrantes e em seu entorno. Apresenta como principal objetivo o atendimento as demandas humanas, tendo o lucro como meio.

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(Empresa concebida como uma máquina – empresa concebida como um sistema que interage com outros – empresa concebida como organização consciente.)

B3) EDUCAÇÃO – a empresa concebe a educação como o processo de desenvolvimento humano, buscando identificar e cultivar a natureza específica de cada indivíduo, aumentando seu repertório de conhecimentos gerais e fornecendo-lhe condições para encaminhar a sua própria vida.

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(Conceito voltado para a formação do profissional – conceito voltado para a formação do cidadão – conceito voltado para a formação do humano.)

B4) LIDERANÇA – a empresa utiliza o conceito de “lideranças conscientes” que buscam incrementar o seu “perfil de maturidade” através dos conhecimentos de si mesmas, do outro, das organizações e de mundo, percebendo a vida em todas essas interações e com um senso de missão e responsabilidade histórica bem desenvolvido.

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(Conceito de liderança voltada para os resultados imediatos da empresa – conceito de liderança voltada para os resultados imediatos e de longo prazo da empresa, e também para as pessoas – conceito de liderança consciente de que percebe resultados amplos em um caminhar histórico, envolvendo todas as partes interessadas.)

B5) SUSTENTABILIDADE – a empresa conceitua o termo como sendo a longevidade do empreendimento, associada à sustentabilidade do mercado, da sociedade e dos recursos naturais, considerando a manutenção da capacidade de produção e distribuição de riquezas da atual e da futura geração.

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(conceito focando apenas aspectos financeiros – conceito focando aspectos econômicos, sociais e ambientais – conceito alinhado com a definição anterior.)

B6) PARTES INTERESSADAS – a empresa concebe as partes interessadas como os demais organismos que a influenciam e que também sofrem influências devido a sua existência.

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(Conceito aponta para uma relação restrita de partes interessadas – conceito aponta para uma relação de abrangência mediana de quem são as partes interessadas – conceito aponta para todas as partes interessadas.)

C) CONTEÚDO EDUCACIONAL – aborda aspectos relacionados aos temas do conteúdo educacional voltados para a sustentabilidade.

C1) PERFIL DE MATURIDADE DAS LIDERANÇAS – os temas promovem o Perfil de Maturidade das lideranças, abordando seus 4 eixos fundamentais: autoconhecimento (identificação das vocações, estilos de aprendizagem, características dominantes da personalidade, estabelecimento de missão pessoal e planejamento de vida); conhecimento do outro (aspectos básicos na percepção, legitimação e comunicação com o outro); conhecimento de mundo (a natureza humana e suas formas de expressão, processo civilizatório, tendências sociais, políticas e econômicas e a dinâmica de evolução da natureza) e conhecimento das organizações (os fatores que promovem a longevidade de empreendimentos, a percepção das organizações como seres vivos, vanguarda das tecnologias de gestão e operacionais relacionadas com as funções exercidas).

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(conteúdo voltado apenas para o conhecimento da tarefa – conteúdo mais abrangente abordando alguns aspectos do Perfil de Maturidade – conteúdo articulado e consistente para o desenvolvimento do Perfil de Maturidade das lideranças)

C2) TEMAS ESPECÍFICOS DA SUSTENTABILIDADE – o conteúdo educacional abrange temas reconhecidos como pertinentes ao desenvolvimento sustentável, conforme tabela seguinte.

TABELA 1 – Principais temas do desenvolvimento sustentável

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(Conteúdo não aborda os temas relacionados com a sustentabilidade – conteúdo aborda parcialmente os temas – conteúdo aborda plenamente os temas.)

C3) SISTEMAS DE GESTÃO E MEDIÇÃO ESPECÍFICOS DA SUSTENTABILIDADE – o conteúdo educacional abrange o conhecimento de sistemas de gestão e de medição reconhecidos como pertinentes ao desenvolvimento sustentável, tais como: AA1000, GRI, Indicadores ETHOS, IBase, Índice Dow Jones de Sustentabilidade, AFNOR 21000, SA 8000, ISO 18000, ISO 14000 e OHSAS 18001).

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(Conteúdo não aborda os sistemas relacionados com a sustentabilidade – conteúdo aborda parcialmente os sistemas – conteúdo aborda plenamente os sistemas.)

C4) METADISCIPLINARIDADE – para uma melhor percepção de uma realidade viva e interconectada entre indivíduos, organizações, mercados, nações e planeta, o conteúdo educacional aborda temas metadisciplinares que envolvem ciências exatas, ciências naturais, ciências humanas, artes, filosofia e tradições da humanidade do Oriente e do Ocidente.

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(Conteúdo não aborda temas metadisciplinares – conteúdo aborda parcialmente os temas – conteúdo aborda plenamente os temas.)

C5) PERMEABILIDADE DA SUSTENTABILIDADE FRENTE ÀS DEMAIS DISCIPLINAS DAS FUNÇÕES GERENCIAIS – o conteúdo voltado para a sustentabilidade está adequadamente introduzido nas demais disciplinas gerenciais.

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(Não há introdução do tema da sustentabilidade nas demais disciplinas – o tema está introduzido em parte das disciplinas – o tema está adequadamente introduzido nas demais disciplinas)

C6) ADEQUABILIDADE DO CONTEÚDO – o conteúdo educacional voltado para a sustentabilidade está plenamente adequado à realidade da empresa, considerando seus ambientes internos e externos e promovendo, dessa maneira, a sua longevidade.

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( Conteúdo educacional não está adequado à realidade da empresa – conteúdo parcialmente adequado – conteúdo plenamente adequado.)

D) PRÁTICAS E PROCESSOS – aborda operacionalmente os aspectos metodológicos da ELS.

D1) RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA – o conhecimento apreendido teoricamente é transferido para a prática e, por sua vez, o conhecimento gerado na prática é transferido para o conteúdo do programa educacional, sistematicamente.

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(Não há sistematização da transferência de conhecimentos entre teoria e prática – há sistematização parcial – há um alto nível de sistematização.)

D2) PROCESSO DECISÓRIO PARTICIPATIVO – como um dos principais desafios da sustentabilidade é o diálogo com as partes interessadas, as metodologias da ELS promovem um processo decisório participativo.

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(As metodologias utilizadas não promovem um processo decisório participativo – promovem parcialmente em algumas iniciativas – promovem intensamente.)

D3) CULTURA PARA MUDANÇA E APRENDIZAGEM – as metodologias da ELS promovem um ambiente organizacional voltado para a mudança e aprendizagem.

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(As metodologias utilizadas não promovem uma cultura adequada à mudança e à aprendizagem – promovem parcialmente em algumas iniciativas – promovem intensamente.)

D4) RESPEITO À INDIVIDUALIDADE – as metodologias da ELS consideram as características individuais das pessoas.

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(As metodologias utilizadas não consideram a individualidade das pessoas – consideram parcialmente em algumas iniciativas – consideram a individualidade na maioria das iniciativas.)

D5) PEDAGOGIA – as metodologias da ELS utilizam os referenciais da andragogia (educação de adultos) em suas práticas de aprendizado.

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(as metodologias utilizadas não se baseiam na andragogia – baseiam-se parcialmente em algumas iniciativas – a maioria das metodologias utilizadas baseiam-se na andragogia.)

D6) VIVÊNCIAS – as metodologias da ELS utilizam, sempre que possível, técnicas vivenciais para abordar os conteúdos.

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(As metodologias não utilizam técnicas vivenciais – utilizam parcialmente em algumas iniciativas – utilizam intensamente sempre que possível.)

D7) TUTORIA – utiliza o recurso de tutoria para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.

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(Não utilizam a tutoria – utilizam parcialmente para alguns grupos – utilizam intensamente para quem tiver interesse.)

D8) APRENDIZADO IN LOCO – sempre que possível, o aprendizado é feito fora da sala de aula, in loco.

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(As metodologias utilizadas não utilizam o aprendizado in loco – utilizam parcialmente – utilizam sempre que possível.)

D9) AUTODESENVOLVIMENTO – o sistema da ELS incentiva o autodesenvolvimento dos integrantes da organização.

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(A ELS não incentiva o autodesenvolvimento – incentiva de maneira não organizada – incentiva sistematicamente.)

E) PLANEJAMENTO DA ELS – verifica o nível de organização do planejamento da educação de lideranças para a sustentabilidade.

E1) VÍNCULO COM O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL – o planejamento da ELS está plenamente alinhado ao planejamento da empresa nas suas dimensões estratégica, tática e operacional, envolvendo todas as funções organizacionais.

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(Não há alinhamento – há alinhamento parcial, envolvendo algumas dimensões do planejamento e funções organizacionais – há pleno alinhamento.)

E2) ENVOLVIMENTO DAS LIDERANÇAS – todos os níveis de liderança são envolvidos no planejamento da ELS.

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(Não há envolvimento das lideranças – há envolvimento parcial – há pleno envolvimento de todos os níveis de liderança.)

E3) ENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS – todas as funções organizacionais são envolvidas no planejamento da ELS, atentando especificamente para os fatores da sustentabilidade que lhes são pertinentes.

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(Não há envolvimento de outras funções organizacionais não relacionadas com a coordenação das iniciativas de ELS – há envolvimento parcial das demais funções – há pleno envolvimento de todas as funções.)

E4) ENVOLVIMENTO DAS PARTES INTERESSADAS – as partes interessadas são envolvidas no planejamento da ELS, contribuindo na elucidação de influências mútuas e sugestões de alternativas.

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(Não há envolvimento das partes interessadas – há envolvimento parcial – há pleno envolvimento das partes interessadas possíveis.)

E5) ENVOLVIMENTO DE FONTES REFERENCIAIS – profissionais e instituições referenciais no tema, nacional e internacionalmente, participam na elaboração do conteúdo e operacionalização do processo de ELS.

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(Não há envolvimento de profissionais e instituições referenciais nacional e internacionalmente – há envolvimento parcial – há pleno envolvimento.)

E6) ALOCAÇÃO DE RECURSOS – os recursos necessários às iniciativas da sustentabilidade são adequadamente alocados, sejam eles de ordem financeira, material, tecnológica e de tempo, dentre outros.

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(Não há uma adequada alocação dos recursos – há uma adequação parcial – há plena adequação.)

E7) ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS – o sistema de acompanhamento do processo e avaliação dos resultados da ELS permite a sua efetiva gestão.

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(Não existe um sistema de avaliação da ELS – existe um sistema que funciona parcialmente – existe um sistema que permite a gestão efetiva da ELS.)

F) COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – compreendendo a função da comunicação empresarial como fator também importante no processo educacional, aborda a sua adequação ao desenvolvimento sustentável.

F1) CONTEÚDO E FORMA – os conteúdos, linguagens e canais das comunicações empresariais internas e externas são adequados ao tema da sustentabilidade, promovendo o compartilhamento de práticas referenciais e a disseminação de uma nova consciência e atitude considerando as especificidades de cada público.

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(Conteúdos e formas das comunicações internas e externas não são adequados à sustentabilidade – os conteúdos e formas são parcialmente adequados à sustentabilidade – os conteúdos e formas são plenamente adequados à sustentabilidade considerando as especificidades de cada público.)

F2) REITERAÇÃO PARA ASSIMILAÇÃO – A comunicação empresarial interna e externa é devidamente dirigida ao tema da sustentabilidade, pautando-se na reiteração do assunto através de exemplos claros, de modo a facilitar a assimilação e prática do conteúdo.

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(A comunicação interna e externa é adequada à sustentabilidade, mas não usa de mecanismos de exemplificação e reiteração – a comunicação interna e externa eventualmente usa mecanismos de exemplificação e reiteração relativos à sustentabilidade – a comunicação interna e externa usa mecanismos de exemplificação e reiteração de modo sistemático facilitando a assimilação do tema da sustentabilidade e suas práticas.)

F3) ENVOLVIMENTO DAS PARTES INTERESSADAS – o planejamento da Comunicação Empresarial interna e externa pressupõe o envolvimento das partes interessadas, inclusive as internas, prevendo canais de “escuta” e respostas sistemáticas a seus anseios manifestados.

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(A comunicação empresarial não considera as partes interessadas no seu planejamento – as partes interessadas são parcialmente contempladas no planejamento e/ou execução das atividades – as partes interessadas são devidamente contempladas pela Comunicação Empresarial desde o planejamento.)

F4) AVALIAÇÃO – os indicadores adotados na avaliação dos resultados das comunicações empresariais internas e externas aferem os níveis de informação das partes interessadas sobre a organização e o seu processo de desenvolvimento sustentável. Os resultados obtidos implicam novas orientações de processos.

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(Não há avaliação das comunicações interna e externa relativas à sustentabilidade – a avaliação é parcialmente realizada – avaliação plenamente realizada, implicando novas orientações de processos.)

G) RESULTADOS – afere o nível dos resultados obtidos referente ao desenvolvimento sustentável.

G1) SISTEMATIZAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS – os esforços de ELS promovem a identificação de todas as partes interessadas adequadas à realidade da empresa, e a sistematização da gestão desses relacionamentos.

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(as ações de ELS não impactam a identificação das partes interessadas e nem a sistematização da gestão de relacionamento – as ações de ELS às vezes promovem, e de maneira desorganizada, a identificação das partes interessadas e/ou a sistematização da gestão de relacionamento – as ações de ELS promovem diretamente, e de maneira eficiente, a identificação das partes interessadas e a sistematização da gestão de relacionamento.)

G2) RECONHECIMENTO INTERNO – as ações de ELS promovem a qualidade do ambiente de trabalho, reconhecido pela maioria dos integrantes da empresa como excelente lugar para se trabalhar, devido aos procedimentos adotados frente ao desenvolvimento sustentável nas questões referentes a eles (bom ambiente de trabalho para as dimensões física, psicológica e espiritual dos integrantes da empresa, ética e transparência nos relacionamentos).

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(As ações de ELS não impactam a qualidade do ambiente de trabalho – as ações de ELS às vezes promovem, e de maneira desorganizada, a qualidade no ambiente de trabalho – as ações de ELS promovem diretamente, e de maneira eficiente, a qualidade no ambiente de trabalho.)

G3) RECONHECIMENTO DO MERCADO – as atividades de ELS fazem com que as partes interessadas do mercado (concorrência, clientes, fornecedores, órgãos reguladores, organizações de classe, centros de produção de conhecimento, acionistas e instituições financeiras), em sua maioria, reconheçam os procedimentos adotados pela empresa frente ao desenvolvimento sustentável, nas questões referentes aos mesmos (ex.: transparência e ética nos relacionamentos; responsabilidade corporativa; governança corporativa que considera as partes interessadas; gestão dos riscos econômicos, sociais e ambientais; competitividade sustentável; desenvolvimento e utilização de tecnologias e produtos “limpos”; novas oportunidades de negócios devido às demandas da sustentabilidade e participação em carteiras de investimentos sustentáveis em bolsas de valores nacionais e internacionais).

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(As ações de ELS não promovem o reconhecimento das partes interessadas do mercado – as ações de ELS às vezes promovem, e de maneira desorganizada, o reconhecimento das partes interessadas do mercado – as ações de ELS promovem diretamente, e de maneira eficiente, o reconhecimento das partes interessadas do mercado.)

G4) RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE – as atividades de ELS fazem com que as partes interessadas da sociedade (comunidades locais, ONGs representantes de minorias étnicas, ONGs representantes de deficientes físicos, governos municipais, governos estaduais, governos nacionais e instituições representantes dos interesses globais das nações), em sua maioria, reconheçam os procedimentos adotados pela empresa frente ao desenvolvimento sustentável, nas questões referentes aos mesmos (ex.: transparência e ética nos relacionamentos; responsabilidade corporativa; adequação aos impostos; inclusão de minorias; inclusão de deficientes físicos; participação em acordos nacionais e internacionais relativos ao desenvolvimento sustentável; desenvolvimento de programas sociais e comunitários e desenvolvimento e utilização de tecnologias e produtos “limpos”).

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(As ações de ELS não promovem o reconhecimento das partes interessadas da sociedade – as ações de ELS às vezes promovem, e de maneira desorganizada, o reconhecimento das partes interessadas da sociedade – as ações de ELS promovem diretamente, e de maneira eficiente, o reconhecimento das partes interessadas da sociedade.)

G5) RECONHECIMENTO NA INTERAÇÃO COM O PLANETA – as atividades de ELS fazem com que as partes interessadas representantes do planeta (ONGs nacionais e globais, órgãos governamentais municipais, estaduais e nacionais e institutos de pesquisa afins), em sua maioria, reconheçam os procedimentos adotados pela empresa frente ao desenvolvimento sustentável, nas questões referentes aos mesmos (ex.: transparência e ética nos relacionamentos; responsabilidade corporativa; participação em acordos nacionais e internacionais relativos ao desenvolvimento sustentável; desenvolvimento de programas ambientais e desenvolvimento e utilização de tecnologias e produtos “limpos”).

Discordo totalmente 1------2------3------4------5------6 Concordo totalmente
(As ações de ELS não promovem o reconhecimento das partes interessadas representantes do planeta – as ações de ELS às vezes promovem, e de maneira desorganizada, o reconhecimento das partes interessadas representantes do planeta – as ações de ELS promovem diretamente, e de maneira eficiente, o reconhecimento das partes interessadas representantes do planeta.)