ANEXO C - Políticas de Sustentabilidade nos Níveis Nacional e Global: Ênfase no Setor Petroquímico

Apresentamos uma visão geral dos principais aspectos levantados nas políticas relacionadas à sustentabilidade, com ênfase nas principais empresas do setor petroquímico mundial, incluindo as empresas brasileiras.

Entre as empresas estudadas, uma ou mais apresentava os aspectos apontados a seguir. Como o grau de detalhamento varia no material das empresas disponibilizado publicamente (via website), a indicação exata de quais empresas abordam ou não quais aspectos fica prejudicada. Contudo, isso não afeta o objetivo deste trabalho, que é o de apontar tendências em políticas relacionadas à sustentabilidade.

Visão geral dos principais aspectos levantados

Este material reproduz os aspectos mais relevantes levantados nas políticas relacionadas à sustentabilidade das seguintes empresas: Nova Petroquímica (Suzano Petroquímica), Copesul, Petrobras, Copel, Gerdau, Aracruz Celulose, VCP – Votorantim Celulose e Papel, Sabesp, Dow, Grupo Bayer, Rhodia, Akzo Nobel, Royal Dutch Shell, BP, Hydro (Norsk Hydro), Interface Inc., Intel, Novo Nordisk, Marks & Spencer.

Nível Corporativo e Geral

  • Sustentabilidade empresarial é modelo de desenvolvimento e direcionador estratégico dos negócios na busca de resultados econômico-financeiros, ambientais e humano-sociais equilibrados.
  • A questão ambiental deixa de ser um problema para se tornar uma oportunidade de expansão dos negócios da empresa.
  • Do ponto de vista da missão pública da empresa, a proteção ambiental deixa de ser mero complemento do programa de trabalho para se tornar a própria razão de ser da empresa.
  • Redesenho comercial: criação de um novo modelo de negócios que demonstre e dê suporte ao valor do comércio baseado em sustentabilidade.
  • Sensibilização de stakeholders: criação de uma cultura que integre princípios de sustentabilidade e melhore a vida das pessoas.
  • Atender aos requisitos legais aplicados a suas atividades, produtos e serviços, cumprindo fielmente a regulamentação ambiental brasileira, bem como os padrões ambientais exigidos internacionalmente.
  • Atitude pró-ativa diante da lei: conhecer e interpretar a legislação ambiental e os direitos humanos universais, aplicando-os às atividades da empresa; acompanhar a dinâmica da legislação, estudando e propondo alterações que contribuam para o desenvolvimento sustentável; desenvolver e patrocinar ações e projetos estruturantes para a promoção da sustentabilidade junto às comunidades com as quais a empresa interage.
  • Produtos planejados para a solução dos problemas do mundo.
  • Criação de um ambiente que privilegie a construção coletiva de soluções e possibilite o reconhecimento do interesse legítimo de cada um dos públicos envolvidos.
  • Inovação como fator essencial para o sucesso econômico, com o fortalecimento de parcerias e o investimento extensivo em pesquisa e desenvolvimento, de forma a propiciar tecnologias de última geração à altura dos desafios do setor (visão de futuro).
  • Inovação combinando saúde e proteção ambiental, permitindo ao cliente desenvolver os produtos do futuro; desenvolvimento de parcerias.
  • Estar atenta aos fatores que definem a dinâmica socioambiental, entendendo que, em decorrência das mudanças do meio ambiente, dos processos políticos, econômicos e sociais, muitos conceitos historicamente aceitos devam ser continuamente reinterpretados.
  • Compromisso com a segurança do produto.
  • Responsabilidade em relação a produtos como PVC, tintas, pesticidas, químicos, produtos geneticamente modificados etc.
  • Assegurar a sustentabilidade de projetos, empreendimentos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social.
  • Compromisso com a ampla inclusão e justiça social (considerando os preceitos do desenvolvimento sustentável no exercício das atividades da empresa).
  • Adotar as melhores práticas na concepção dos seus projetos, processos e instalações, assegurando a integridade de suas operações de modo a não criar riscos para as pessoas e o meio ambiente.
  • Atuar na produção petroquímica brasileira com o mínimo de perdas de produção.
  • Conduzir todos os seus processos visando a preservar o meio ambiente, adotando tecnologias focadas na redução dos impactos ambientais e definindo objetivos que atendam e superem os requisitos legais aplicáveis. Buscar prioritariamente o uso racional dos recursos naturais, a minimização na geração de rejeitos na origem; a reciclagem, reuso e/ou a recuperação de energia e a busca pela ecoeficiência; controle de emissões atmosféricas, efluentes líquidos e resíduos sólidos.
  • Consideração da variável ambiental em todos os projetos da empresa, sendo um dos aspectos que influencia os processos decisórios.
  • Ter a excelência como padrão de gestão e desempenho, buscando a melhoria contínua (incluindo ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e outros sistemas de gestão, auditorias etc.).
  • Gerenciar adequadamente seus processos para fornecer produtos e serviços com qualidade que atendam ou superem as expectativas dos clientes, e reconhecendo as pessoas como agentes dessa evolução.
  • ”Adotar o conceito de que todo acidente pode e deve ser evitado, sendo responsabilidade pessoal de todos os funcionários e contratados contribuir para esse objetivo.” Manter competência para agir corretivamente quando necessário, investindo permanentemente na capacitação de pessoas.
  • Educar, capacitar e comprometer constantemente os funcionários e prestadores de serviços com as questões e políticas de segurança, saúde e meio ambiente, envolvendo fornecedores, comunidades, órgãos competentes, entidades representativas dos trabalhadores e demais partes interessadas.
  • Reforçar a ideia de que é a interação efetiva e equilibrada das inúmeras espécies e dos inúmeros grupos de interesse que concede força, riqueza e resistência a ecossistemas sociais e naturais, permitindo assim sua maior longevidade.
  • Adoção dos princípios e práticas do Programa Atuação Responsável da Abiquim (Brasil)/Responsible Care (global).
  • Monitoria e enfoque no impacto do negócio nos vizinhos da fábrica, comunidades locais e sociedade global.
  • Tratamento da responsabilidade social através do compromisso em ajudar os funcionários, clientes e comunidade vizinha a satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais em transformação.
  • Orientação sobre lobbying de interesse público responsável.
  • Não compactuar com lavagem de dinheiro.
  • Concorrer de maneira ética, imparcial e de acordo com as leis da concorrência aplicáveis.
  • Política de tolerância zero em relação ao suborno, propina; políticas quanto a doações, presentes, comissões para distribuidores locais, interação com fornecedores; relação com o poder público na promoção de produtos (Ética nos negócios).
  • Aplicação da política de sustentabilidade a todos os países onde a empresa atua, seja por meios industriais e/ou comerciais.

Diálogo com Stakeholders: aspectos específicos

  • Relacionar-se de forma ética e transparente com os diversos segmentos sociais, direta e indiretamente interessados nas atividades da empresa, considerando efetivamente suas opiniões e expectativas.
  • Dialogar de maneira ativa, aberta e honesta, empenhando-se para que o processo de diálogo facilite as articulações na busca de decisões equilibradas rumo ao desenvolvimento sustentável. Continuar a busca por uma solução estável e juridicamente segura para disputas entre a empresa e comunidades onde atua.
  • Contribuir para uma estratégia de desenvolvimento regional que contemple comunidades de baixa renda situadas nas regiões onde a empresa atua.
  • De caráter mais do que informativo, os resultados consensuais de diálogos deverão, na medida do possível, se refletir em políticas, ações e processos específicos adotados pela empresa.
  • Consideração de que é seu “dever prestar contas à sociedade quanto ao impacto de suas atividades” sobre a biosfera, com transparência/Compromisso em relatar de maneira verdadeira o desempenho em sustentabilidade a todas as partes interessadas
  • Preocupação em aprimorar cada vez mais seus mecanismos de informação e de prestação de contas à sociedade.

Funcionários: aspectos específicos

  • Reestruturação: realizar reestruturações de forma que demonstre o maior respeito possível com as partes envolvidas. As partes interessadas devem ser incluídas no processo o mais cedo possível, e quaisquer medidas utilizadas devem ser orientadas para as condições e tradições locais. Diálogo aberto e de longo prazo: manter todas as partes informadas e atualizadas sobre a evolução da situação nos mercados e atividades da empresa.
  • Oferecer ferramentas e soluções para o ambiente de trabalho que atendam as diferentes necessidades dos funcionários no que diz respeito ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
  • Promover o aumento da capacidade de atuação dos funcionários com autonomia, respeito e responsabilidade social e ambiental para com todas as partes interessadas (já que eles serão agentes fundamentais da incorporação estratégica e operacional da sustentabilidade no negócio), assegurando práticas empresariais cotidianas consistentes com seus valores pessoais e com os valores da empresa.
  • Estimular o registro e tratamento das questões de segurança, saúde e meio ambiente e considerar, nos sistemas de consequência e reconhecimento, o desempenho nessas áreas.
  • Qualidade do ambiente de trabalho (Estresse, duração da jornada, condições físicas).
  • Estabelecer políticas e práticas de desenvolvimento pessoal e profissional, gestão da carreira, qualidade de vida, remuneração e comunicação interna.
  • Desenvolver a empregabilidade.
  • Possuir princípios de relacionamento com os funcionários que abranjam o respeito aos direitos humanos, à diversidade, oportunidades, liberdade de associação e negociação coletiva, trabalho infantil e práticas disciplinares.
  • Promover ampla igualdade de oportunidades para todos os grupos de interesse que compõem a força de trabalho, assegurando-lhes efetiva participação nas esferas decisórias da empresa. Não tolerar nenhuma forma de discriminação, de qualquer natureza, no âmbito da empresa.
  • Prevenir, eliminar ou minimizar os riscos à saúde e à segurança das pessoas em todas as suas operações, mantendo ambientes seguros e saudáveis.

Fornecedores: aspectos específicos

  • Administrar e avaliar os fornecedores, esperando que tenham os mesmos padrões de responsabilidade corporativa que a empresa se impõe (em relação aos contratados de seus fornecedores, a práticas trabalhistas, à saúde e segurança, ao respeito à legislação, à gestão ambiental, à ética etc.). Colaborar com o desenvolvimento do fornecedor; mas, se não houver evolução, romper a relação.
  • Requisitar que os fornecedores adotem princípios e políticas semelhantes aos da empresa com seus próprios fornecedores.
  • Adotar o modelo de cadeia integrada com fornecedores, inclusive em treinamentos e comunicação de políticas da empresa/responsabilidade do fornecedor.
  • Pagamento justo por produtos/contratos em termos justos com fornecedores (Comércio Justo – Fairtrade).

Meio Ambiente: aspectos específicos

  • Conservação ambiental, proteção à biodiversidade.
  • Bioética (garantia do bem-estar animal, reduzir-refinar-substituir a experimentação animal, posicionamento quanto a organismos geneticamente modificados).
  • Fechamento do ciclo: redesenho de processos e produtos de maneira a fechar o ciclo técnico, reutilizando materiais e utilizando materiais baseados em biomassa/química sustentável.
  • Eliminar o descarte de resíduos: em todas as formas, e em todas as áreas do negócio, investimento em reciclagem, tecnologias de redução do uso de recursos naturais e de maximização do reaproveitamento de subprodutos.
  • Emissões benignas: eliminar as substâncias tóxicas de produtos, veículos e unidades.
  • Eficiência energética.
  • Tratamento da questão da mudança climática. Fazer inventário dos gases de efeito estufa, reduzir as emissões de CO2, encontrar maneiras melhores e mais baratas de captar e armazenar o CO2, incitar os governos a adotarem as políticas necessárias para lidar com a redução das emissões de GEFs.
  • Energia renovável: operações por meio de fontes de energia renovável (solar, eólica, gás proveniente de aterros, biomassa e hidroeletricidade de baixo impacto).
  • Desenvolver combustíveis de transporte avançados.
  • Eficiência nos recursos para transporte: transporte eficiente de produtos e pessoas, reduzindo desperdícios e emissões.
  • Uso racional da água.
  • Fornecimento, utilização de água de reúso.

Comunidade: aspectos específicos

  • Promover a proteção dos direitos humanos na esfera de influência da empresa: estar alerta em todos os mercados onde opera e onde podem ocorrer violações, garantindo que a empresa não encoraje, facilite ou contribua de alguma maneira para tais violações.
  • Utilização da posição de liderança da empresa na promoção dos direitos humanos, do acesso à saúde, do acesso à educação.
  • Oferecer produtos a preços acessíveis a comunidades de baixa renda e a países em desenvolvimento.
  • Contribuir para o desenvolvimento da comunidade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
  • Administração das questões sociais através do estabelecimento de metas de melhoria, medição, avaliação e aprendizado, como qualquer outra atividade empresarial importante.
  • Esforço de colaboração para o desenvolvimento através de parcerias com entidades locais (prefeituras, associações de bairro, instituições de ensino etc.), governos, iniciativa privada e órgãos multilaterais.
  • Estímulo à participação dos funcionários em fóruns, como as câmaras de desenvolvimento regionais e os conselhos comunitários consultivos.
  • Diálogo com a comunidade, buscando discutir assuntos e soluções de interesse comum, com ênfase nos aspectos relacionados à segurança, à saúde e ao meio ambiente associados às atividades da empresa.
  • Promover uma integração duradoura das unidades da empresa em suas comunidades.
  • Administrar riscos relacionados à presença das unidades da empresa.
  • Respeito aos direitos fundamentais de cada indivíduo.

Acionistas: aspectos específicos

  • Obter rentabilidade superior, priorizando os efeitos de longo prazo sobre os de curto prazo.
  • Administrar os riscos de forma global.
  • Garantir que boas práticas de gerenciamento e governança sejam observadas e informadas.