Procedimento de uso

A elaboração do IASGP, no que se refere a sua estruturação, teve como base conceitual a utilização do “pensamento biossistêmico” (exercício da percepção, reflexão e elaboração de atitudes e ações pautadas no reconhecimento de princípios vitais), que procura identificar a dinâmica orgânica presente nas organizações e nas suas interações internas e externas. Essa lógica é representada simbolicamente pelo “biograma”, que, em seu primeiro nível de complexidade, descreve a relação mútua de contenção de organismos menores em outros maiores e vice-versa. Tratando-se do biograma orientado para a sustentabilidade e gestão de pessoas, genericamente, a ordenação dos organismos em círculos concêntricos assume a seguinte forma: indivíduo, sustentabilidade e gestão de pessoas (questões gerais, subsistemas de gestão de pessoas – seleção e contratação, desenvolvimento, remuneração e carreira, benefícios, liderança, indicadores de gestão, diálogo com partes interessadas), alta administração, organização, mercado, sociedade e planeta.

Para a utilização do instrumento, cada dimensão do biograma apresenta uma série de perguntas abordando itens que devem ser avaliados dentro de uma escala que vai de 0 a 4, cuja gradação significa: 0 = não se aplica (o item não se aplica em função do porte da empresa ou de alguma outra razão); 1 = inexistente (não existe a intenção de se adequar ao item); 2 = existe a intenção de se adequar ao item; 3 = parcialmente adequado (falta sistematizar alguns processos); 4 = adequado (processos plenamente sistematizados). Essa escala mede a aplicabilidade da pergunta em relação à realidade da empresa e ao nível de internalização do item avaliado.

A seleção dos respondentes deve se adequar à realidade de cada organização, sendo recomendável o envolvimento das lideranças e das áreas especializadas em sustentabilidade e gestão de pessoas.

Resumidamente, cada uma das dimensões contidas no biograma da SGP afere:

  • Indivíduo - verifica o nível de envolvimento dos integrantes com a organização.
  • Sustentabilidade e gestão de pessoas – afere a adequação dos subsistemas da GP à sustentabilidade (seleção e contratação, desenvolvimento, remuneração e carreira, benefícios, liderança, indicadores de gestão, diálogo com partes interessadas).
  • Alta Administração – avalia o nível de envolvimento e suporte da Alta Administração à função de GP e, ainda, a gestão dos próprios integrantes do Conselho de Administração.
  • Organização – aborda o nível de alinhamento da função GP com as diretrizes gerais da organização e com as demais funções.
  • Mercado – verifica se a GP promove posturas responsáveis de mercado envolvendo a cadeia produtiva da organização.
  • Sociedade – afere se a GP promove o desenvolvimento das comunidades onde a organização está presente.
  • Planeta – avalia se a GP promove posturas ambientalmente responsáveis dos integrantes da organização.

Instrumento de Avaliação da Sustentabilidade e Gestão de Pessoas IASGP

INDIVÍDUO

1) A área de Gestão de Pessoas, na formulação de suas políticas, promove o exercício da cidadania por parte dos integrantes da empresa?

2) Existe por parte dos integrantes da empresa a consciência de que a Gestão Responsável é o meio para se atingir sustentabilidade?

3) Os seus integrantes têm orgulho de trabalhar na empresa?

GESTÃO DE PESSOAS
GERAIS

4) A empresa possui uma política de sustentabilidade e um sistema gestão que monitora a aplicação dessa política?

5) A área de Gestão de Pessoas participou da elaboração dessa política e da construção do sistema de gestão?

6) A área de Gestão de Pessoas, na formulação de suas políticas, considera os requisitos da política de sustentabilidade e do seu sistema de gestão?

7) Todos os integrantes da empresa participam direta ou indiretamente da elaboração e implementação das políticas de Sustentabilidade?

8) Todos os integrantes da empresa participam direta ou indiretamente da elaboração, aprovação e implementação das políticas de Gestão de Pessoas?

9)Todos os integrantes têm livre acesso às políticas de Gestão de Pessoas?

10) O código de conduta da empresa está fundamentado nas políticas de Sustentabilidade e Gestão de Pessoas?

11) A área de Gestão de Pessoas participa do monitoramento do código de conduta da empresa?

12) A área de Gestão de Pessoas promove processos que objetivem praticar o diálogo com o público interno, acolhendo, registrando, respondendo e esclarecendo todas suas críticas e sugestões, atendendo-as quando cabível?

13) A área de Gestão de Pessoas promove processos para permitir aos seus integrantes apresentarem conflitos de interesse e dilemas éticos?

14) A confidencialidade é assegurada sempre que a situação exigir?

15) A empresa tem instrumento formal estabelecendo que suas políticas e processos relativos à sustentabilidade e Gestão de Pessoas sejam observados em todas as suas unidades e em suas controladas, independentemente dos países ou regiões em que se localizem ou atuem?

16) A empresa realiza pesquisa de clima para medir a satisfação dos integrantes quanto às políticas de Sustentabilidade e Gestão de Pessoas e considera seus resultados para revisá-las?

17) A empresa envolve de alguma forma o(s) sindicato(s) representativo(s) do(s) empregado(s) na elaboração de suas políticas de Sustentabilidade e Gestão de Pessoas?

18) É feita uma auditoria interna para analisar a aderência das políticas e práticas de Gestão de Pessoas com os fundamentos da sustentabilidade?

As políticas e os processos sobre Gestão de Pessoas consideram e promovem as seguintes questões vinculadas à sustentabilidade:

19) Combate a pirataria, sonegação, fraude, suborno, corrupção e propina?

20) Competitividade Responsável?

21) Direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao trabalho infantil?

22) Direitos do trabalhador (livre associação, negociação, remuneração justa, benefícios básicos, combate ao trabalho forçado)?

23) Promoção da diversidade?

24) Combate a qualquer prática de discriminação?

25) Promoção da saúde e segurança?

26) Promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre outros?

27) Proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras?

28) Ações sociais de interesse público?

29) Prevenção do assédio sexual e moral?

30) Criação de riquezas e oportunidades de emprego?

31) Melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas, culturais, assistenciais e de defesa do meio ambiente?

32) Contratação preferencial de pessoas da comunidade local?

33) Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes?

34) O acesso de todos os integrantes a atividades de educação e desenvolvimento, visando ampliar sua competência, empregabilidade e evolução pessoal ou profissional?

35) Consideram o princípio da “inclusividade”?

36) Tratamento igualitário para terceiros e quarteirizados?

37) Essas políticas e processos são praticados por todas as subáreas e atividades da área de Gestão de Pessoas (seleção e contratação, remuneração e carreira, treinamento, benefícios, pessoal etc.)?

As políticas e os processos sobre Gestão de Pessoas consideram e promovem as seguintes questões vinculadas aos portadores de necessidades especiais:

38) O percentual de pessoas portadoras de necessidades especiais trabalhando na empresa cumpre a exigência legal quanto à ocupação do total de seus cargos?

39) A área de Gestão de Pessoas adota medidas visando promover a empregabilidade de pessoas com necessidades especiais?

40) A área de Gestão de Pessoas influencia a empresa a fazer investimentos em meios de acessibilidade?

41) A área de Gestão de Pessoas influencia a empresa a fazer investimentos em tecnologias adequadas ao trabalho de integrantes de necessidades especiais?

42) A área de Gestão de Pessoas faz capacitação de seus integrantes para a recepção e convivência profissional com integrantes de necessidades especiais?

SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO

43) A área de Gestão de Pessoas considera as premissas da Sustentabilidade na contratação de seus integrantes (inclusividade, equidade, diversidade, representatividade local etc.)?

44) Ações de voluntariado, trabalhos em ONGS ou similares têm sido consideradas como fatores de diferenciação na contratação de pessoas?

45) Todas as pessoas contratadas pela empresa recebem e têm ciência do código de conduta definido e adotado por ela?

46) A empresa declara e esclarece os seus princípios e valores e relata o seu desempenho para a comunidade em geral com o propósito de atrair e reter talentos?

47) O processo de demissão é pautado pela justiça e transparência?

DESENVOLVIMENTO

48) A área de Gestão de Pessoas propõe programas de desenvolvimento para todos os integrantes cujos conteúdos contemplam um senso de conexão histórica, com ele mesmo e com os outros, com a natureza e com as organizações?

49) Os conteúdos de desenvolvimento contemplam questões antropológicas, biológicas, históricas, filosóficas, psicológicas, sociais e políticas com foco na formação de um ser integral?

50) A empresa identifica as necessidades de desenvolvimento dos seus integrantes considerando os seus requisitos da Sustentabilidade?

51) Existe uma grade de programas de desenvolvimento básicos como pré-requisitos para qualquer movimentação vertical ou horizontal?

52) Existe um processo de identificação de necessidades de desenvolvimento que auxilie na construção de um programa de educação com foco na formação de um ser integral?

53) A empresa mantém um programa de sensibilização e educação sobre Sustentabilidade para todos os seus integrantes?

54) A empresa mantém um programa de informações sobre os processos de Gestão de Pessoas para todos os seus integrantes?

55) A empresa treina todos os seus integrantes em melhoria contínua, inovação e na prevenção de impactos adversos relacionados à sustentabilidade?

56) A política de desenvolvimento da empresa para os terceiros e quarteirizados é a mesma praticada para os seus integrantes?

57) Existe na empresa um processo para atendimento e encaminhamento de questões relacionadas à vida pessoal e profissional de seus integrantes?

REMUNERAÇÃO E CARREIRA

58) Existem atribuições econômicas, sociais e ambientais específicas na descrição formal das funções para todos os cargos da empresa?

59) A empresa estabelece metas para todos os seus integrantes considerando as dimensões econômica, social e ambiental?

60) A política de remuneração de todos os integrantes da empresa está vinculada ao seu desempenho nas áreas econômica, social e ambiental?

61) A empresa tem um programa de participação nos resultados para todos os seus integrantes?

62) Os critérios da participação nos resultados são de conhecimento de todos os integrantes?

63) A instituição oferece aos seus integrantes remunerações adicionais (reajustes salariais diferenciados, bônus, prêmios) em razão da superação de metas vinculadas ao desempenho socioambiental?

64) A remuneração de todos os seus integrantes é estabelecida de forma a criar os incentivos apropriados para a geração de valor do negócio a longo prazo, em detrimento do curto prazo?

65) Para atender a premissa da inclusão social, a empresa divulga em seu Balanço Social, Relatório de Sustentabilidade ou instrumento equivalente, as proporções entre o maior e menor salário pago?

66) A empresa tem metas para reduzir a distância entre a maior e a menor remuneração?

67) Ao estabelecer a política de remuneração de seus integrantes, a empresa considera a relação entre o menor salário e o custo de vida local?

68) A política de remuneração inclui práticas que mantenham o equilíbrio entre pessoas que exerçam funções similares?

69) Os critérios de promoção consideram a performance dos integrantes na consideração e prática dos fundamentos da sustentabilidade?

70) A política de remuneração para os terceiros e quarteirizados é equivalente à aplicada para os seus integrantes com similaridade de funções?

71) A empresa possui trabalhadores terceirizados ocupando cargos de gerência e diretoria, excluindo-se os diretores estatutários sem vínculo empregatício?

BENEFÍCIOS

72) Existe uma equidade na aplicação da política de benefícios entre todos os integrantes?

73) A empresa faz prevalecer para os terceiros e quarteirizados os mesmos benefícios que se aplicam aos seus integrantes com similaridade de função?

LIDERANÇA

74) A função de Gestão de Pessoas desenvolve as lideranças para inserirem os fundamentos da sustentabilidade nos sistemas gerenciais existentes?

75) Os gestores da empresa consideram e praticam os preceitos da sustentabilidade no gerenciamento do dia a dia das suas equipes de trabalho?

76) A função de Gestão de Pessoas desenvolve as lideranças para construírem relacionamentos com partes interessadas com o objetivo de melhorar sua accountability e desempenho?

INDICADORES DE GESTÃO

77) Existem indicadores sobre Gestão de Pessoas que considerem os fundamentos da sustentabilidade?

78) Os indicadores da área de Gestão de Pessoas foram identificados pela empresa através do engajamento das suas partes interessadas?

79) Todos os indicadores são monitorados, auditados e seus resultados avaliados internamente e junto às partes interessadas?

80) Existem metas de melhoria contínua para todos os indicadores da área de Gestão de Pessoas?

81) A área de Gestão de Pessoas possui indicadores de desempenho que possibilitam comparações com períodos anteriores para análise de melhoria de performance?

82) A área de Gestão de Pessoas faz alguma medição e correlação do impacto de suas práticas com o aumento da produtividade da empresa?

DIÁLOGO COM PARTES INTERESSADAS

83) A empresa estabelece diálogos com as partes interessadas com o objetivo de delimitar compromissos e responsabilidades sobre suas práticas relacionadas à Sustentabilidade e Gestão de Pessoas?

84) A função de Gestão de Pessoas promove relacionamentos equilibrados com as partes interessadas, identificando os seus interlocutores legítimos e representativos?

85) A função de Gestão de Pessoas age em função das prioridades definidas através do diálogo com as partes interessadas?

86) O sistema de Gestão de Pessoas possui uma estrutura de controle interno para identificar, avaliar e melhor gerenciar os riscos que surgem de seus impactos e relacionamentos com partes interessadas?

87) A área de GESTÃO DE PESSOAS possui um sistema estruturado de engajamento de partes interessadas para a melhoria do seu desempenho geral?

88) A área de GESTÃO DE PESSOAS estabelece uma comunicação apropriada e efetiva com todas as partes interessadas, divulgando adequadamente e facilitando o acesso às suas políticas e processos?

89) A área de GESTÃO DE PESSOAS estabelece benchmarks externos que são selecionados por sua precisão, relevância e legitimidade para a empresa e diferentes grupos de partes interessadas?

90) As informações e relatórios fornecidos pela área de GESTÃO DE PESSOAS são percebidos pelas partes interessadas como confiáveis, por estarem livres de erros e parcialidade e em conformidade com a realidade?

91) Na instância em que as políticas de GESTÃO DE PESSOAS são aprovadas, participa do processo algum representante das partes interessadas?

ALTA ADMINISTRAÇÃO (Conselho de Administração e Diretoria Executiva)

92) A área de Gestão de Pessoas participa ativamente da formulação de políticas e procedimentos para a AA?

93) A função de Gestão de Pessoas para a AA está devidamente articulada com os proprietário(s) /acionista(s)?

94) A empresa possui uma política de Gestão de Pessoas adequada à sustentabilidade aprovada pela AA?

95) A AA analisa periodicamente a aplicação da política de Gestão de Pessoas para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia em relação à política de sustentabilidade adotada pela empresa?

96) A AA fornece todos os recursos necessários para que os objetivos relativos à adequação da função de Gestão de Pessoas à política de sustentabilidade sejam atingidos?

97) Há uma avaliação formal e periódica, no mínimo anual, do desempenho do Conselho de Administração, e de cada um dos seus conselheiros, vinculada às premissas da sustentabilidade?

98) Há uma avaliação formal e periódica, no mínimo anual, do desempenho da Diretoria Executiva, pelo Conselho de Administração, vinculada às premissas da sustentabilidade?

99) Existe um plano de sucessão para todo executivo-chave da empresa, com perfil adequado às premissas da sustentabilidade?

100) Existe um plano de sucessão para todo membro do Conselho de Administração, com perfil adequado às premissas da sustentabilidade?

101) A remuneração dos Conselheiros reflete adequadamente o tempo, esforço e experiência dedicados à função?

102) A remuneração não compromete a capacidade do Conselheiro de exercer um julgamento independente, norteado pelo interesse do negócio e de seus sócios?

103) É função do Conselho de Administração eleger, destituir e definir a remuneração e benefícios do CEO e da diretoria executiva?

104) A empresa divulga os critérios de remuneração e benefícios atribuídos aos conselheiros e diretores?

105) A empresa tem procedimentos que impedem o envolvimento de qualquer diretor na decisão sobre a sua própria remuneração?

106) Os sistemas de avaliação e remuneração têm um caráter de longo prazo, que não permite que beneficiem a diretoria em detrimento dos acionistas?

107) Existe programa de treinamento estruturado para atualização contínua e reciclagem de conhecimentos dos Conselheiros, incluindo as premissas de sustentabilidade?

108) É função do CA zelar pela qualidade do relacionamento entre os executivos e as demais partes interessadas?

ORGANIZAÇÃO

109) Cada integrante da empresa, ou pessoas que trabalham em seu nome, está consciente dos impactos significativos que o exercício da sua função causa nas dimensões econômica, social e ambiental?

110) As funções gerenciais (inovação, produção, RH, financeira etc.) estão adequadas à política de sustentabilidade?

111) As políticas e processos de Gestão de Pessoas consideram e incorporam a visão, a missão, os valores e objetivos estratégicos da empresa?

112) A função de Gestão de Pessoas está adequada aos compromissos voluntários relacionados à sustentabilidade assumidos pela empresa em todas as suas unidades, subsidiárias e controladas?

113) A função de Gestão de Pessoas faz o monitoramento, realiza autoavaliações e estabelece metas de melhoria a partir das medições de indicadores relativos aos compromissos voluntariamente assumidos, relacionados à sustentabilidade?

114) A função de Gestão de Pessoas promove a conformidade legal e a melhoria do desempenho da empresa em saúde e segurança ocupacional, com ênfase para a prevenção de riscos ocupacionais e melhoria da qualidade de vida dos integrantes?

115) A função de Gestão de Pessoas participa da elaboração do balanço econômico, social e ambiental da empresa?

MERCADO

116) A empresa utiliza critérios de sustentabilidade para qualificação, seleção, contratação, monitoramento e avaliação de seus fornecedores de bens e serviços?

117) Esses critérios são seguidos pela função de Gestão de Pessoas na sua relação com seus fornecedores específicos?

118) O sistema de Gestão de Pessoas promove a conscientização e/ou educação para a responsabilidade empresarial e a sustentabilidade de clientes e consumidores?

119) O sistema de Gestão de Pessoas promove a conscientização e/ou educação para a responsabilidade empresarial e a sustentabilidade de fornecedores?

120) A empresa possui políticas e processos implementados em relação à gestão de fornecedores, fundamentados nos princípios da gestão responsável para a sustentabilidade?

Com relação aos compromissos assumidos formalmente pela função de Gestão de Pessoas em relação à cadeia produtiva da empresa, avalie o quanto estas ações são consideradas:

121) Estabelece resultados específicos relativos à sustentabilidade e gestão de pessoas a serem atingidos junto à cadeia produtiva?

122) Prevê medidas de incentivo para a adoção e cumprimento desses compromissos pela cadeia produtiva?

123) Contempla a prevenção sobre o envolvimento ativo ou passivo de integrantes da cadeia produtiva em situações que contrariam o cumprimento desses compromissos?

124) Prevê medidas disciplinares e/ou legais para situações em que integrantes da cadeia produtiva contrariem os compromissos assumidos?

125) Indica a necessidade de monitoramento e fiscalização do cumprimento desses compromissos junto à cadeia produtiva?

SOCIEDADE

126) A área de Gestão de Pessoas tem uma atuação proativa com o sindicato da categoria, considerando os interesses legítimos de seus integrantes?

127) A empresa tem um histórico de cumprimento das negociações firmadas em acordos coletivos com organizações representativas dos seus integrantes?

128) A empresa é reconhecida pelas comunidades com as quais interage pelas suas boas práticas de relacionamento e iniciativas junto às mesmas?

129) A empresa é reconhecida formalmente pela sociedade por sua atuação coerente com os princípios da gestão responsável para a sustentabilidade?

130) As práticas de gestão de pessoas promovem o desenvolvimento do empreendedorismo econômico e/ou social nas comunidades onde a empresa atua?

131) As práticas de seleção e contratação promovem o desenvolvimento e/ou a recuperação de jovens em situações de risco?

PLANETA

132) A função Gestão de Pessoas considera os aspectos ambientais de curto, médio e longo prazo nas políticas estabelecidas para todos os seus subsistemas (seleção e contratação, carreira, salários, desenvolvimento, benefícios etc.)?

133) O sistema de Gestão de Pessoas estabelece metas e indicadores de performance ambiental, promovendo ações preventivas e/ou corretivas?

134) A função de Gestão de Pessoas considera os aspectos ambientais de curto, médio e longo prazo na contratação de serviços de terceiros?

135) A função Gestão de Pessoas estabelece metas e indicadores ambientais para os terceiros, promovendo ações preventivas e/ou corretivas?

136) A função de Gestão de Pessoas atua de forma integrada com a área ambiental?

137) A função Gestão de Pessoas apoia e participa ativamente da elaboração, aplicação e acompanhamento das campanhas e movimentos de conscientização e educação ambientais para o público interno?

138) A função Gestão de Pessoas apoia e participa ativamente da elaboração, aplicação e acompanhamento das campanhas e movimentos de conscientização e educação ambientais para o público externo?

139) A função de Gestão de Pessoas junto com a área de meio ambiente adotam procedimentos sistemáticos e regulares de monitoramento e avaliação do conhecimento e adesão do público interno à política ambiental?

GLOSSÁRIO

Cidadania: A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). Cidadania, portanto, é o exercício da condição de ser cidadão como agente e objeto de direitos e obrigações perante a sociedade em que se vive. Por isso o exercício da plena cidadania não é somente a cobrança de direitos por parte do cidadão, mas, também, sua responsabilização quanto às obrigações que ele tem diante dessa mesma sociedade.

Ética: Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja essa qualificação determinada pela sociedade, seja de modo absoluto.

Dilema ético: Pode ser definido como uma escolha indesejável ou desagradável relacionada com um princípio ou uma prática moral. Normalmente pode ser associado a problemas que causam turbulência social em decorrência de contradições entre certos atos e os princípios éticos que regem uma sociedade ou grupos dentro dessa sociedade.

Responsabilidade Social Corporativa: Forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos (stakeholders) com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Responsabilidade Ambiental: É a forma pela qual uma instituição conduz suas atividades de maneira que ela tenha participação na salvaguarda do meio ambiente. É a atuação e consciência do papel dos indivíduos, empresas e organizações como agentes na manutenção do meio ambiente e na utilização sustentável dos recursos naturais presentes na comunidade em que estão inseridas; assim como a noção de responsabilidade pelas pegadas ambientais que as suas atividades infligem no meio ambiente em senso global.

Gestão Responsável: É a prática por parte de gestores dentro de empresas e instituições que buscam a administração responsável através da implantação da responsabilidade social, econômica e ambiental nas ações, princípios e processos administrativos das mesmas.

Sustentabilidade: Ter sustentabilidade significa assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Geralmente definido como "a forma de satisfazer as necessidades da presente geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas necessidades", de acordo com a comissão Brundtland. A sustentabilidade tem três amplos componentes, geralmente descritos como "as pessoas, os lucros e o planeta", ou seja, os aspectos "sociais, econômicos e ambientais". A necessidade de as empresas darem conta dessas três dimensões tem sido resumida no conceito da triple bottom line. Além desses três componentes, há ainda outro elemento no processo para a sustentabilidade que diz respeito a responsabilidade (accountability), transparência e envolvimento com os stakeholders. A sustentabilidade é às vezes chamada de “responsabilidade social corporativa” ou de “cidadania corporativa”. Ou ainda, gestão, o modo de tratar os empregados, o impacto sobre o meio ambiente e sobre a comunidade local e as relações com os fornecedores e clientes.
Fonte: SustainAbility (www.sustainability.com/developing-value/what-is-sustainability.asp).

Competitividade Responsável: Relaciona-se ao ato de fazer o desenvolvimento sustentável ser significativo nos mercados local e global. Indica mercados que premiam práticas empresariais que possibilitam melhores resultados sociais, ambientais e econômicos; significa também o sucesso econômico para nações que encorajam tais práticas empresariais através de políticas públicas, normas sociais e ações cidadãs.
Fonte: AccontAbility (www.accountability21.net).

Integrantes: Todos os indivíduos, organizações e instituições que fazem parte, associam-se e participam de um projeto em comum.

Partes Interessadas: Qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar a empresa por meio de suas opiniões ou ações, ou ser por ela afetado. Há uma tendência cada vez maior em se considerar stakeholder quem se julgue como tal.

Terceiros: Os outros; quaisquer outras partes interessadas em uma relação entre duas partes (indivíduos, organizações, instituições etc.).

Quarteirizados: Vem a ser a contratação de funcionários de uma empresa de serviços para gerenciar parcerias, pode-se dizer que há empresas terceirizadas que contratam uma outra empresa para que esta última execute o serviço, caracterizando a quarteirização. Assim, a "quarteirização" é a vanguarda da terceirização, um processo evolutivo que vai permitir que mais empresas se criem, se aperfeiçoem, gerando mais empregos e permitindo uma melhor e mais justa distribuição na área econômica.

Princípios: O elenco de certos enunciados lógicos admitidos como condição ou base de validade das demais asserções que compõem dado campo do saber. Compõe os valores que serão assumidos por um indivíduo ou instituição e que formam o plano de fundo de todas as suas atitudes e ideias.

Missão: Obrigação, compromisso, dever a cumprir. Objetivos propostos a serem alcançados.

Valores: As normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, grupo, empresa etc.

Código de Conduta: O Código de Conduta é o documento que integra um conjunto de princípios que regem as atividades de uma instituição; um conjunto de regras de natureza ética a serem observados pelos membros dos órgãos sociais e por todos os Colaboradores no desempenho das respectivas funções profissionais.

Governança Corporativa: “Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”
Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (www.ibgc.org.br).

Princípio da Inclusividade: diz respeito ao reflexo em todos os estágios do processo de contabilidade, auditoria e relato social e ético, ao longo do tempo, das aspirações e necessidades de todos os grupos de partes interessadas – aqueles grupos que afetam e/ou são afetados pela empresa e suas atividades. As visões das partes interessadas são obtidas através de um processo de engajamento que lhes permita se expressar sem medo ou restrição. A inclusividade requer a consideração das partes interessadas "sem voz ativa", incluindo as gerações futuras e o meio ambiente.

Ser Integral: É a atitude tomada por indivíduos, organizações e instituições de se manterem fiéis aos princípios e valores estabelecidos previamente como justos e corretos e que, normalmente, vão de acordo com as noções de justiça e ética da comunidade na qual estão inseridos.

Senso de Conexão Histórica: Compreensão, pelos gestores de uma empresa ou instituição, de seu papel histórico na sociedade, dentro de seu segmento de negócios, dentro de sua comunidade e para os seus integrantes e também com o planeta.

Conformidade legal: Estado de legalidade; de concordância com a lei; requisito para que uma atividade seja considerada legal. Princípio que pode ser gerador de mudanças comportamentais em indivíduos e instituições em decorrência de mudanças na lei.

Ecoeficiência: Entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfazem as necessidades humanas e trazem qualidade de vida, progressivamente reduzindo impactos ambientais dos bens e serviços através de todo o ciclo de vida para um nível, no mínimo, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar.
Fonte: Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS (www.cebds.org).

Produção mais limpa: Produção mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos, produtos e serviços, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.
Fonte: Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS (www.cebds.org).