Procedimento de uso

A elaboração do IASPE, no que se refere a sua estruturação, teve como base conceitual a utilização do “pensamento biossistêmico” (exercício da percepção, reflexão e elaboração de atitudes e ações, pautadas no reconhecimento de princípios vitais), que procura identificar a dinâmica orgânica presente nas organizações e nas suas interações internas e externas. Essa lógica é representada simbolicamente pelo “biograma”, que, em seu primeiro nível de complexidade, descreve a relação mútua de contenção de organismos menores em outros maiores e vice-versa. Tratando-se do biograma orientado para a sustentabilidade e o planejamento estratégico, genericamente, a ordenação dos organismos em círculos concêntricos assume a seguinte forma: sustentabilidade e PE, diretoria executiva; conselho de administração; organização; mercado; sociedade e planeta.

O instrumento está estruturado com base nesse biograma e foi dividido pelos seus organismos. Cada um contém uma série de perguntas, que devem ser avaliadas dentro de uma escala que vai de 0 a 4, com a seguinte gradação: 0 = não se aplica (o item não se aplica em função do porte da empresa ou de alguma outra razão); 1 = inexistente (não existe a intenção de se adequar ao item); 2 = existe a intenção de se adequar ao item; 3 = parcialmente adequado (falta sistematizar alguns processos); 4 = adequado (processos plenamente sistematizados). Essa escala mede a aplicabilidade da pergunta em relação à realidade da empresa e o nível de internalização do item avaliado.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Legendas:

CA = conselho de administração
CEO = chief executive officer
DE = diretoria executiva
DS = desenvolvimento sustentável
PE = planejamento estratégico
PI = partes interessadas

SUSTENTABILIDADE E PE

1) O PE, ao abordar o cenário da empresa, orienta ações que consideram uma ou mais das quatro questões-chave nacionais (corrupção e falta de ética; educação para a sustentabilidade; distribuição de renda; ecossistemas – água, aumento da temperatura do planeta e energia)?

2) O compromisso estratégico da empresa com o DS é amplamente divulgado a todas as PI?

3) Existem objetivos, metas e indicadores para as questões ligadas ao DS?

4) Os objetivos, metas e indicadores relativos ao DS, inseridos no PE, visam atender ao legítimo interesse das PI com informações a respeito do impacto econômico, social e ambiental das atividades da organização?

5) Existem objetivos, metas e indicadores relacionados à sustentabilidade para os níveis estratégico, gerencial e operacional?

6) Os objetivos, metas e indicadores relativos ao DS, inseridos no PE, são auditados (interna ou externamente)?

7) Os objetivos, metas e indicadores relativos ao DS, inseridos no PE, estão descritos no balanço social da empresa?

8) O PE trata da resolução de conflitos com PI, visando construir uma relação de confiança?

9) A empresa tem uma equipe gerencial com a formação necessária para a formulação do PE e o tratamento de questões relacionadas à sustentabilidade?

10) O setor responsável pelo PE se reporta diretamente ao CEO?

11) Existe um Comitê de Sustentabilidade, ou área responsável pelo tema na empresa, que participa da elaboração das diretrizes do PE?

12) O tratamento dado às questões relativas ao DS vai além dos requisitos legais?

13) O PE faz o alinhamento/adequação da visão, missão, valores e políticas de gestão com o movimento do desenvolvimento sustentável?

14) O sistema de PE contribui para a aprendizagem organizacional e o desempenho geral, relacionados à sustentabilidade?

15) O PE possibilita à organização identificar, avaliar e melhor gerenciar os riscos socioambientais que surgem dos impactos de suas atividades e suas esferas de influência?

16) No PE são definidos os critérios para um posicionamento da empresa em relação a esses riscos, ou seja, quais são os riscos aceitos, quais são transferidos e quais são mitigados?

17) O PE trata das questões vinculadas aos ativos intangíveis, não contabilizados (desenvolvimento humano, reputação, marca etc.)?

DIRETORIA EXECUTIVA

18) Existe uma política de sustentabilidade com intenções e diretrizes globais, formalmente expressa pela DE e que subsidia o PE?

19) A política de sustentabilidade é elaborada a partir de consultas às partes interessadas?

20) Existe a descrição de compromissos formais da DE para implementar, manter e melhorar a política de sustentabilidade e todo o sistema de PE?

21) O PE é elaborado a partir das diretrizes estratégicas definidas pelo CA?

22) A DE busca sinergia e a integração das ações contidas no PE com as do poder público?

23) A DE tem o conhecimento necessário para o tratamento de questões relacionadas à sustentabilidade, na formulação do PE?

24) A DE lidera o processo de fazer com que as questões relativas ao DS permeiem de forma transversal todas as funções gerenciais?

25) O PE é submetido à aprovação do CA pelo CEO?

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

26) O CA possui responsabilidade formal pela elaboração das diretrizes estratégicas da empresa?

27) O CA tem o conhecimento necessário para o tratamento de questões relacionadas à sustentabilidade, na formulação do PE?

28) O PE é considerado pelo CA como fator crítico para se alcançar um modelo de gestão para a sustentabilidade?

29) Em suas reflexões estratégicas, o CA discute a influência das macrotendências econômicas, sociais e ambientais e suas consequências no futuro da empresa?

30) Em suas reflexões estratégicas, o CA discute o poder de influência da empresa na formulação de políticas públicas sob a perspectiva da melhoria das condições de saúde, educação e qualidade de vida local?

31) Em suas reflexões estratégicas, o CA discute o poder de influência da empresa na formulação de políticas públicas sob a perspectiva da melhoria das condições ambientais?

32) O PE contém estratégias para o estabelecimento de um plano de sucessão dos executivos-chave da empresa, considerando as questões da sustentabilidade?

ORGANIZAÇÃO

33) O sistema de PE está estruturado e integrado em todos os setores da empresa?

34) Todos os níveis e funções gerenciais estão comprometidos com o sistema de PE?

35) A empresa participa e incorpora no PE as questões relativas à sustentabilidade abordadas nos fóruns setoriais, nacionais e/ou internacionais?

36) Existem critérios/descrições de funções que definem a qualificação necessária aos responsáveis por guiar a estratégia da organização em relação às dimensões econômicas, sociais e ambientais?

37)A empresa possui um padrão de auditoria através do qual proporciona às PI garantia da qualidade de sua prestação de contas?

38) As PI têm acesso aos objetivos e metas constantes do PE que tenham interface com elas?

39) Adesão voluntária a acordos amplamente legitimados e com abrangência nacional e internacional (ex.: Metas do Milênio, Pacto Global), relacionados ao DS, fazem parte do PE da empresa?

40) São estabelecidas metas e indicadores para monitoramento, autoavaliações, plano de ação e metas de melhoria para os compromissos voluntários assumidos (ex: Metas do Milênio, Pacto Global)?

41) Faz parte do PE uma ação de elaboração e aplicação de um programa de educação e sensibilização sobre DS para as PI?

42) O PE estabelece procedimentos de engajamento e inclusão de PI e caracteriza seu relacionamento com cada uma delas?

43) Os objetivos estratégicos relacionados às diversas funções organizacionais (marketing, finanças, produção, inovação, desenvolvimento humano etc.) estão adequados às questões da sustentabilidade?

MERCADO

44) A empresa já teve e tem algum reconhecimento relevante (ver glossário), com relação às suas ações pró-sustentabilidade, por parte dos representantes do mercado?

45) Os objetivos estratégicos relacionados ao mercado estão alinhados com as questões da sustentabilidade?

46) Para obtenção de recursos financeiros, o PE define que devem ser contratados junto a instituições financeiras que aderiram aos Princípios do Equador?

47) O PE considera os impactos referentes às questões da sustentabilidade da empresa em toda a sua cadeia de produtiva?

48) É feita uma avaliação dos principais impactos, tendências, riscos e oportunidades, provenientes das questões da sustentabilidade do negócio, na criação de valor financeiro de longo prazo?

49) As questões do DS, consideradas no PE, visam a uma profunda transformação cultural da empresa e não apenas o ganho de imagem momentâneo?

50) O PE visa desenvolver vantagem competitiva através do atendimento das questões econômicas, sociais e ambientais?

51) O PE, ao considerar os temas vinculados à sustentabilidade, traz melhorias na rentabilidade a longo prazo para acionistas ou proprietários?

52) As estratégias de comunicação dos impactos pessoais do uso de determinado produto/serviço, com riscos para o consumidor ou terceiros, são tratadas de forma transparente no PE?

SOCIEDADE

53) A empresa já teve e tem algum reconhecimento relevante, com relação às suas ações pró-sustentabilidade, por parte dos representantes da sociedade?

54) O PE contempla a inovação, reposicionamento, modelo de negócios e novos produtos e serviços para a base da pirâmide social?

55) Existe no PE o propósito claro de promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da comunidade?

56) O PE busca novas oportunidades de inserção na empresa para grupos excluídos da atividade econômica?

57) O PE discute a articulação de negócios, considerando as vocações e potencialidades das micro e pequenas empresas locais?

58) O PE inclui objetivos que promovam a participação da comunidade em instituições como fóruns, conselhos, associações, como pré-condição à mobilização e articulação da comunidade local em torno de objetivos comuns de melhoria da qualidade de vida?

59) O PE contempla a responsabilidade da organização pelos seus atos e omissões junto às comunidades onde ela atua, promovendo as correções que se fizerem necessárias?

60) O PE contempla esforços e ações para a elaboração de políticas públicas, por meio de propostas ou posicionamentos formais, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade?

61) O PE, ao abordar a terceirização, contempla a equidade de direitos e deveres com relação aos integrantes da empresas?

62) O PE contempla iniciativas de investimento social privado?

PLANETA

63) A empresa já teve e tem algum reconhecimento relevante, com relação às suas ações pró-sustentabilidade, por parte dos representantes das demandas ecológicas?

64) O PE contém objetivos, metas e indicadores para o tratamento dos impactos ambientais, considerando todo o ciclo de vida dos produtos da empresa?

65) É feita uma avaliação sistemática e periódica dos impactos ambientais potenciais e efetivos, considerando todo o ciclo de vida dos produtos da empresa?

66) O PE contempla critérios de desempenho ambiental e cumprimento da legislação ambiental na seleção ou no desenvolvimento de fornecedores de bens e serviços?