Ana Rita de Calazans Perine

(31) 98816-1708

anarita@institutoorior.com.br

Download de arquivos:

Filósofa clínica, Pesquisadora, Educadora, Mobilizadora social e Empresarial

Sou Ana Rita de Calazans Perine, cofundadora do Instituto ORIOR que, através do resgate filosófico, da transdisciplinaridade e da sustentabilidade, possibilita um olhar mais ampliado e interconectado, capaz de reconhecer e atuar sobre biossistemas humanos e organizacionais.

Ciências jurídicas e sociais, filosofia prática e filosofia clínica integram minha formação. Há 30 anos na linha de frente de pesquisas transdisciplinares, navego por correntes de pensamento diversas, detectando e correlacionando aquelas com potencial de incrementar repertório, monitorar flutuações e promover ajustes em direção a um fluxo existencial mais consciente, harmônico e longevo… De indivíduos, organizações e comunidades.

Pautada nessa experiência conduzo diálogos continuados e clínica filosófica, nas modalidades online e presencial. Iniciativas distintas e complementares, irmanadas pela escuta aguçada, respeito as singularidades e construção compartilhada.

Os diálogos, preferencialmente coletivos, ativam e ampliam nossos acervos para ler e lidar com a vida e os desafios cotidianos. A partilha e aplicação do conhecimento atuam sobre as percepções de si e de mundo, possibilitando repensar modos de ser e estar em comunidade. Exercitamos os sensos de conexão: histórico, com a natureza, com a gente mesmo e com os demais, e com as organizações que integramos.

A clínica, exclusivamente individual, além de colocar a experiência milenar da filosofia à serviço da psicoterapia, é rica oportunidade de revisitar a trajetória de vida através de narrativa própria: do partilhante, quem busca a terapia e a inaugura através da narração de sua história. A escuta possibilitará ao filósofo clínico uma percepção aproximada de como o partilhante se posiciona (localização existencial), como ele é (estrutura de pensamento) e como ele age (os submodos que movimenta). Configura-se, assim, uma malha intelectiva dinâmica que passa a ser analisada e trabalhada em prol de maior harmonia. O processo, cuidadosamente enraizado na historicidade, resguarda individualidades e fundamenta cada clínica como única.

Talvez nunca tenhamos sido tão instigados a levar à prática nossas teorias quanto nos últimos tempos. Que saibamos reconhecer, aproveitar, celebrar e agradecer as oportunidades que a vida nos apresenta.